O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou hoje (27) situação de emergência em 101 cidades afetadas pelas chuvas que, nos últimos dez dias, se intensificaram em parte da Região Sudeste do país. Segundo o último boletim divulgado às 18h desta segunda-feira pela coordenadoria estadual de Defesa Civil, as chuvas já mataram 47 pessoas em todo o estado, desde a última sexta (24). E há 65 feridos, 04 desaparecidos, 3,3 mil desabrigados e 14,6 mil pessoas afetadas pelos temporais.
O Decreto n°35, publicado hoje (270, no Diário Oficial de Minas Gerais, amplia em mais de duas vezes a lista de 47 municípios mineiros em situação de emergência divulgada ontem (26), em edição extra do Diário Oficial.
O maior número de óbitos foi registrado em Belo Horizonte (13); Betim (6) e Ibirité (5). Em três cidades (Catas Altas, Ibirité e Orizânia) a situação motivou as prefeituras a decretarem estado de calamidade pública.
Além disso, prefeituras e o próprio Poder Executivo estadual podem contratar serviços temporários e efetuar compras consideradas essenciais para o enfrentamento da situação sem a obrigatoriedade de realizar processo licitatório.O reconhecimento da situação de emergência permite ao governo estadual engajar os demais órgãos e empresas ligadas ao Poder Executivo para priorizarem o atendimento e a reparação dos estragos causados pelas chuvas, sob a coordenação da Defesa Civil mineira.