Neste sábado (25), a partir das 19h, será aberta a programação da 4ª edição do Bravo - Festival de Música Orquestral, com concerto no Espaço Cultural Gilberto Mendes (Av. Rangel Pestana, 150, Vila Mathias). A noite de música, aberta ao público, contará com a participação da Orquestra Cubatão Sinfônica, Coral Municipal de Santos e integrantes da Alpha Cursos, executando obras de Telemann, Guerra Peixe e Bach.
O Festival foi criado com o intuito de proporcionar aos participantes bolsistas e alunos do curso de cordas do projeto Fábrica Cultural, da Secretaria de Cultura (Secult), aperfeiçoamento técnico, vivência musical, intercâmbio cultural, assim como apontar caminhos para a profissionalização de jovens músicos.
Nesta edição, o evento oferece 60 bolsas para estudantes de música sinfônica de 14 a 28 anos, que a partir de segunda-feira (27) terão a oportunidade de assistir a aulas de música de câmara e participar de masterclasses com renomados artistas do cenário musical. Os jovens ainda participarão de ensaios de naipes e farão parte da orquestra acadêmica, que se apresentará em noite de gala no encerramento do Festival.
“Segundo o levantamento que fizemos, cerca de 30% dos inscritos são de fora da Baixada Santista, de cidades como Rio Claro e Guarulhos. Este ano, também recebemos inscrição de um jovem músico equatoriano, que vem de Quito especialmente para participar do Bravo”, comenta Monica Peres, produtora executiva do Festival.
Outras apresentações
Além do concerto de abertura, o público terá outras duas oportunidades de conferir o talento dos jovens músicos que participarão do Bravo. No próximo dia 31, acontece a Mostra de Música de Câmara, às 16h, no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).
Já no dia seguinte, 1º de fevereiro, ocorre o concerto de gala da orquestra acadêmica, a partir das 20h, também no Municipal. Sob regência do maestro Marcos Araújo, o programa da noite terá obras de Johannes Brahms, Ludwig van Beethoven e Jean Sibelius, além de uma homenagem ao compositor José Simonian, com a execução de cinco peças do músico santista.