Trinta e um estabelecimentos intimados a fechar e um deles multado por reincidência. Esses são os dados da última semana de atuação do Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp), da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). Neste período, os agentes visitaram dois mil imóveis, incluindo comércios varejistas, clínicas, lotéricas e agências bancárias.


Desde o início da quarentena determinada pelo governo do Estado, em 22 de março, Santos registrou 56 intimações e seis multas aplicadas pelo prosseguimento de atividades temporiamente suspensas devido à pandemia de covid-19.


A fiscalização do Defemp prosseguirá durante o período de isolamento social, com ações regulares pelos bairros da Cidade e também no atendimento a denúncias, que podem ser feitas pelo telefone 153 ou pela Ouviria Digital. https://www.santos.sp.gov.br/?q=portal/ouvidoria


Os agentes também observam as regras para funcionamento dos estabelecimentos autorizados, https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/veja-as-novas-normas-de-seguranca-para-comercios-e-servicos-liberados-em-santos como o uso de máscaras por funcionários e clientes, a limitação de uma pessoa para cada dez metros quadrados de espaço interno e a disponibilização de meios para higienização.


A quarentena estabelecida pelo governo estadual será mantida até 10 de maio, quando será avaliada a possibilidade de flexibilização das medidas restritivas de acordo com a disponibilidade de leitos hospitalares de cada região.