A nova creche do Morro da Penha está na fase de arremates, quando são conferidos pequenos detalhes da construção para entrega da obra civil. A unidade foi erguida no alto do morro, na Rua P, 80, em terreno de 650m². Vai atender 172 crianças, do berçário I ao maternal II (4 meses a 3 anos), em período integral.
No total, o edifício tem 1.600m² de área construída e é composto por quatro pavimentos: térreo, primeiro, segundo e terceiro. Com revestimento de pastilha cerâmica na fachada, a UME da Penha conta com dois berçários, seis salas de aula, cozinha e refeitório, além de almoxarifado, sala multitarefas, de coordenação e da diretoria. Oferece parque infantil e itens de acessibilidade como sanitários acessíveis e elevador.
SOLUÇÕES CURIOSAS
Durante a obra, para driblar a impossibilidade de acesso do caminhão betoneira que transporta o concreto ao local da obra, a concretagem das lajes do edifício foi executada através de bombeamento, a uma distância de mais de 200 metros.
“O caminhão betoneira, que transportava o concreto, ficou estacionado na praça do Cemitério da Filosofia, e a bomba lançou o material por meio de duto que subiu pela Estrada João Batista até a obra, na Rua Quatro”, revela o arquiteto Roger Guerra, da pasta de Infraestrutura e Edificações.
CONVÊNIO
A obra é uma ação integrada entre o Governo do Estado, Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e Município, em regime de colaboração. A Prefeitura obteve R$ 2,3 milhões, por meio de convênio, o que possibilitou a transferência de recursos financeiros do FDE voltados para a construção e compra de equipamentos e materiais.