Por G1 Santos

 


Movimentação de cargas no Porto de Santos — Foto: A Tribuna de Santos

Movimentação de cargas no Porto de Santos — Foto: A Tribuna de Santos

O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, registrou em junho o 5º recorde consecutivo mensal ao movimentar 12,3 milhões de toneladas, alta de 6,2% sobre igual período de 2019. Os dados foram divulgados pela Santos Port Authority (SPA), a Autoridade Portuária de Santos.

Segundo o levantamento, o bom desempenho dos embarques, que avançaram 14,6%, puxados especialmente pelas exportações de commodities agrícolas, foi determinante. O destaque foi o complexo soja, cujas exportações aumentaram 54,8%, e os embarques de açúcar, que saltaram 58,6%. A celulose também teve alta de 26,2%. Os bons resultados compensaram o recuo de 14,3% nos desembarques no mês.

Já a movimentação de contêineres, medida em TEU (unidade padrão de um contêiner de 20 pés), recuou 13,5%, para 309 mil TEU, refletindo o impacto da pandemia nas trocas comerciais internacionais. OS números ainda não afetaram o acumulado do ano que chegou a 2 milhões TEU movimentados, resultando em um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período de 2019.

Em junho, o número de navios atracados somou 398, cerca de 1% a menos na comparação anual.

“Os bons números do Porto refletem a pujança do agronegócio e o efeito favorável do câmbio para as exportações. No acumulado do ano, também o contêiner, que movimenta as cargas de maior valor agregado e as mais afetadas pela pandemia, registra avanço importante. Isso não seria possível sem os ganhos de eficiência que o Porto vem apresentando a partir dos investimentos na infraestrutura pública, pela SPA, e privada, pelos terminais”, disse Fernando Biral, presidente da SPA, em nota emitida pela estatal.