No próximo dia 18 o restaurante Bom Prato de Cubatão completa seu primeiro aniversário com a marca de quase 450 mil refeições. Desde o início da pandemia o atendimento foi ampliado e agora há café da manhã, almoço e jantar, inclusive nos finais de semana. Até a última quarta-feira (9) foram servidos 58.147 kits de café da manhã, 324.932 almoços e mais 61.021 pratos no jantar.
Os números foram divulgados pelo secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro, que comentou o fato de o programa exigir um investimento reduzido se comparado ao impacto positivo que provoca na vida de milhares de pessoas.
“Com a pandemia, muitos perderam seus empregos ou tiveram a renda reduzida. O Bom Prato é a garantia de uma alimentação saudável por um preço simbólico. Temos de combater a fome”, disse, frisando que pessoas em situação de rua podem se alimentar sem custo, tanto na unidade Pop quanto no Bom Prato.
Sebastião Ribeiro explicou que, em razão do distanciamento social necessário, os pratos não podem ser consumidos no local. Mas as pessoas recebem marmitas térmicas que mantém a refeição aquecida por até três horas. “Podem até mesmo levar para casa, para alimentar aqueles que não devem sair à rua, como os idosos”.
Cada marmita tem, em média, 670 gramas de comida saudável, balanceada, preparada sob a supervisão de nutricionistas. O prato do almoço (das 10 às 15 horas) ou do jantar (das 17 às 19 horas) custa R$ 1,00. E o café da manhã, servido das 7 às 9 horas, apenas R$ 0,50. Vale lembrar que são oferecidos 300 cafés da manhã, 1.200 almoços e mais 300 pratos no jantar, diariamente.