Por G1. Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Três cidades da Baixada Santista, região de São Paulo, continuam em estado de atenção por conta do número de casos e internações por Covid-19. Cubatão, Guarujá e Itanhaém foram inseridas na lista das 63 cidades em alerta pelo Centro de Contingenciamento do Coronavírus, do governo estadual, no dia 30 de novembro.

 

Das três cidades, Itanhaém é a que tem a maior taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - atualmente em 90%. Na enfermaria, o índice está em 53% do total. A prefeitura informou que possui 13 pessoas internadas, sendo 11 em leitos clínicos e dois em UTI. Ao todo, são 25 leitos disponíveis no Hospital Regional da cidade.

 

Em Guarujá, os leitos clínicos estão em 47%, assim como os de UTI. No total, as vagas estão com 45%. De acordo com a prefeitura, a cidade terá mais dez leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Hospital Santo Amaro (HSA). Atualmente, estão em curso os trâmites burocráticos para a formalização da transação, o que deve ser concluído nos próximos dias.

 

Em Cubatão, segundo a prefeitura, as UTIs contabilizam 75% da disponibilização total. Ao todo, o município soma 8.826 casos confirmados da doença e 231 mortes.

 

De acordo os boletins epidemiológicos divulgados pelas prefeituras da Baixada Santista na segunda-feira (14), a região registrou 618 novos casos e 25 óbitos pela doença. Ao todo, a região contabiliza 76.658 confirmações e 2.595 mortes por Covid-19.

 

São 2.850 casos suspeitos, 122 óbitos sob investigação e 63.790 pacientes recuperados. Apesar do alto número de novas confirmações e óbitos, houve queda no número de internações nas nove cidades, passando de 383 para 373 - dez pacientes a menos.