Um temporal atingiu a cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, provocaram a cheia do Rio Batata, nesta segunda-feira (21). Uma espécie de 'cabeça d'água' fez com que o rio transbordasse. Devido a isso, os distritos da área rural da cidade sofreram alagamentos, e ao menos, três famílias ficaram desalojadas.
De acordo com a prefeitura, o fenômeno que ocorreu se assemelha a uma cabeça d'água, quando há repentino aumento do nível de água do rio. Isso acontece a partir da intensidade de chuvas da cabeceira ou em regiões mais elevadas, o que influencia no percurso de deságue.
Imagens obtidas pelo G1, na manhã desta terça-feira (22), mostram a água invadindo a Estrada do Municipal do Rio Batatal, na altura do Distrito do Braço. No vídeo, gravado pelo professor Sergio Benedito Martins da Silva , é possível ver a força com que a correnteza segue pela via, completamente alagada.
Estrada Municipal do Rio Batatal, em Eldorado (SP), ficou alagada e está passando por limpeza nesta terça-feira (22). — Foto: Reprodução/Eldorado em Foco
O registro foi feito em frente a residência dele. "Na verdade, foi uma enxurrada de água. Na minha casa, a água chegou até a cozinha, mas se tivesse chovido mais, nos daria mais problema. Tivemos que colocar o sofá, televisões, e até a geladeira em cima de uma mesa porque o risco é grande. Quando a enxurrada vem forte, o rio sobe, não tem vazão e transborda", afirma ele.
Segundo Sergio, a água cercou a residência, fazendo com que ele e família ficassem ilhados. "A casa é um pouco mais alta, e se viesse com mais força, como normalmente vem, a água entra na casa e vem com tudo. Nesta segunda, graças a Deus não entrou", concluiu o professor.
Estrada do Municipal do Rio Batatal, em Eldorado (SP), ficou completamente alagada — Foto: Arquivo pessoal/Sergio Benedito Martins da Silva
Segundo a Defesa Civil da cidade, em 24 horas, choveu cerca de 28 milímetros. A água cobriu a única estrada, que dá acesso aos distritos da cidade e acabou ilhando centenas de famílias. Houve deslizamentos de terra em vários pontos da estrada, entre os distritos do Braço e Boa Esperança.
Com os alagamentos, três famílias, totalizando 10 pessoas, tiveram que ser desalojadas na noite de segunda-feira. Elas foram resgatadas das casas, localizada no Braço, por equipes da Defesa Civil e foram levadas para casas de familiares. Ainda conforme o órgão da cidade, na manhã desta terça-feira, o nível da água baixou e foi possível enviar equipes para desobstruir o acesso a estradas.
Segundo a prefeitura, o nível do Rio Ribeira de Iguape também está sendo monitorado, mas até o momento encontra-se em sua normalidade.
Além de Eldorado, Sete Barras também sofreu com os alagamentos, devido à fortes chuvas que atingiram a região. Uma mulher teve de ser desalojada de sua residência, na Vila São João, pois o muro da casa vizinha caiu sobre o do imóvel dela. Ela foi levada para casa de familiares. A Defesa Civil ainda está fazendo um levantamento das ocorrências da cidade e não tem maiores informações.