Circulação será monitorada durante todo o dia para aumentar frota se necessário

São Paulo, 22 de janeiro de 2021. - Na próxima segunda-feira (25), São Paulo celebra seu 467º aniversário. Com isso, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão circulação de acordo com o feriado, levando em conta a demanda usualmente menor. A operação será monitorada e se houver necessidade as empresas estarão prontas para colocar mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

CPTM - Todas as linhas da CPTM vão funcionar das 4h à meia noite, com escala de feriado, cumprindo tabela igual a de um sábado, quando o intervalo entre os trens é de 8 minutos. Havendo necessidade, a Companhia estará pronta para aumentar a frota.

EMTU - As linhas intermunicipais da EMTU com destino à capital, vão circular com escala horária de sábado. As equipes de fiscalização e gerenciamento operacional da empresa estarão de plantão para monitorar e autorizar eventuais aumentos de frota das linhas se for necessário. As linhas que não passam pela capital vão operar normalmente. Confira horários e itinerários no site https://www.emtu.sp.gov.br

Metrô - O metrô vai operar em horário normal no feriado, entre 4h40 e meia noite. A circulação dos trens em todas as linhas - 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha,4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata - será equivalente a de um domingo, como ocorre nos feriados. A operação também será monitorada ininterruptamente e as equipes estão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

Devido às medidas de restrição por conta da pandemia, o início da operação nas linhas de metrô não será antecipado na volta do feriado. Assim, a circulação no metrô será retomada normalmente às 4h40 na terça-feira.

Bikes - Assim como em todos os domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas durante todo o funcionamento nas linhas de metrô e da CPTM.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos - A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.