Resgate foi realizado nesta terça (09) pela equipe da Guarda Civil Ambiental de São Vicente
Nesta terça-feira (09), um jovem bicho-preguiça foi resgatado de uma árvore localizada à beira do canal na Rua Juiz de Fora, no bairro Voturuá.
A equipe da Guarda Civil Ambiental de São Vicente, que fez o resgate, foi acionada por moradores que entraram em contato pelo telefone 153.
Segundo a guarnição, o animal estava machucado e corria o risco de encostar na rede elétrica. Ao ser resgatado, foi constatado uma pequena lesão em seu braço esquerdo e, por isso, foi encaminhado ao Parque Ecológico Engenheiro Tércio Garcia, localizado no mesmo bairro, para passar por avaliação clínica e reabilitação.
Bicho-preguiça - São mamíferos que vivem em árvores e estão divididos em dois gêneros, bradypus e choloepus. Representam a superordem Xenarthra, juntamente com os tamanduás e tatus.
Os dedos possuem garras longas, com as quais a preguiça se pendura aos galhos das árvores, com o dorso para baixo. O animal ganhou o nome de “preguiça” em razão do metabolismo muito lento de seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. É um animal de pelos longos, que vive na copa das árvores de florestas tropicais da América Central até o norte da Argentina.
Sua alimentação é baseada em frutos da Cecropia (a embaúba, conhecida como árvore-da-preguiça).
Seu principal predador é a onça-pintada. No entanto, a devastação de seu habitat tem gerado um impacto significativo nas populações destes mamíferos.
O homem vem invadindo as áreas de floresta, o que tem provocado, sobretudo, a fragmentação de ambientes naturais e aumentado, consequentemente, as taxas de extinção.
Denúncias - Ao se deparar com um animal silvestre é necessário entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal, nos telefones (13) 3467-7434, ou pelo número 153 diretamente com a GCM.