Iniciativa tem finalidade de possibilitar troca de
experiências e fortalecimento econômico do setor
Os empreendedores negros e afroempreendedores de Guarujá vão contar com uma rede de apoio para os seus negócios. A iniciativa tem a finalidade de possibilitar a troca de experiências e o fortalecimento econômico. Para isso, a Prefeitura de Guarujá está convocando o setor, a partir dessa semana, para participar dos encontros de Network do Afroempreendedorismo.
A Rede é destinada aos micro e pequenos empreendedores, empresas de pequeno porte e associações com ou sem fins lucrativos de empreendedores negros e afroempreendedores. Para participar, os interessados precisam acessar a rede pelo whatsapp (13) 3308-7439 (somente mensagens).
“A Rede tem como proposta, além de reunir os afroempreendedores, estimular o crescimento do setor propondo parcerias com o Sebrae e outras redes de fomento”, explicou o assessor de políticas públicas da Igualdade Étnica e Racial e Direitos Humanos, Carlos Eugênio.
Programa de Empreendedorismo Negro
No final do ano passado, Guarujá sancionou a Lei Municipal 4.867, que instituiu o Programa de Empreendedorismo Negro. A medida é originária do Projeto de Lei 144/2020, aprovado pela Câmara Municipal, atendendo os dispositivos do Estatuto da Igualdade Racial (Lei Federal n.º 12.288/10).
O Programa tem como objetivo implementar estratégias e ações para o fortalecimento e desenvolvimento dos empreendedores negros e afroempreendedores, nos segmentos econômicos, industriais, comerciais, esportivos, turísticos, estéticos e identitários.
A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Seres), por meio da Assessoria de Políticas Públicas da Igualdade Étnica e Racial e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. Participaram das tratativas a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), Reafro Baixada Santista Rede de Afroempreendedores, Instituto Luther King Rede de Fomento a Empreendedores, Conselho Estadual da Comunidade Negra, Espaço Afro e Cia e Eu Amo Turbante.