Cerimônia conta com missas, carreata e os tradicionais tapetes. Todas as atividades seguem os protocolos sanitários de combate à covid-19, tais como uso de máscara de proteção, álcool em gel e distanciamento.
Nesta quinta-feira (3), é celebrado o feriado religioso de Corpus Christi. Em Guarujá, a cerimônia conta com missas, carreata e os tradicionais tapetes. Todas as atividades seguem os protocolos sanitários de combate à covid-19, tais como uso de máscara de proteção, álcool em gel e distanciamento.
Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro (Praça da Matriz, 1 – Centro), ocorrerão missas em três horários: às 8 horas, 15 horas e 19 horas. Após a missa das 15 horas haverá carreata com o santíssimo sacramento pelas ruas do Centro da Cidade. Das 9 às 13 horas haverá a confecção de um único tapete na frente da Igreja Matriz, simbolizando todas as comunidades da paróquia.
Já na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Rua Padre Anchieta, 107 – Vila Alice), a partir das 9 horas, haverá missa e confecção de tapetes com alimentos para a cesta básica. Após a missa haverá carreata pelo bairro. Os fiéis poderão participar de outras duas celebrações às 17 e às 19h30.
Na Capela Bom Jesus dos Passos (Av. Guarujá, 757 - Pae Cará) a missa acontece às 8 horas, já na Capela Santo Antônio (Rua Octacílio Rodrigues dos Santos, 08, no Jardim Progresso) a celebração acontece às 10 horas e na Capela Nossa Senhora Aparecida (Av. Osvaldo Cruz, 50 – Pae Cará) a missa será às 19h30.
História
Corpus Christi significa Corpo de Cristo e a festa celebra o mistério da Eucaristia e sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A comemoração da data acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.