Egressos compartilham experiências na carreira e relatam importância da universidade como base para as conquistas na profissão

Andressa conta que logo que concluiu Engenharia Civil na Unoeste já iniciou no mercado de trabalho (Foto: Reprodução)

 

Alcançar o sucesso profissional requer foco e dedicação que começam já nas salas de aula. Durante a formação acadêmica, as oportunidades oferecidas pela universidade aproximam ainda mais o estudante da futura profissão. A área das engenharias e arquitetura na Unoeste é referência em ensino e infraestrutura, diferenciais que refletem na rápida inserção do egresso no mercado de trabalho. Formados nos cursos das engenharias Ambiental, Civil, Elétrica e de Produção, bem como Arquitetura e Urbanismo, compartilham suas trajetórias após a graduação.

Bárbara Muniki Engel Pelegrini, formada no fim de 2020, atua na Smart Eco, empresa de desenvolvimento sustentável e pessoal. Ela pertence ao setor de marketing e comunicação, e tem a missão de colaborar para que a sociedade se torne cada vez mais sustentável. “Quem me abriu as portas foi a Unoeste. Durante a graduação eu pude participar do Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental como diretora de marketing, e ali eu desenvolvi algumas habilidades e descobri uma nova paixão. Essa profissão tem muitas possibilidades que eu jamais imaginei, e isso me deixa realizada. Sou extremamente apaixonada pelo curso, procuro novos desafios sempre e posso dizer que faço parte de um movimento que é a nova Era da Engenharia Ambiental”, pontua.

Engenheira civil formada pela Unoeste em 2015, Andressa dos Santos conta que logo que concluiu a graduação já iniciou no mercado de trabalho. Ela atua com execução de obras; projetos estruturais, hidrossanitários, técnicos do corpo de bombeiros, além de consultorias, laudos, entre outros. “Tudo isso é possível graças à graduação da Unoeste, que me ofereceu uma infraestrutura com laboratórios, corpo docente capacitado, onde pude realizar projeto de iniciação científica e estagiar em empresa renomada da região”.

Lucas Blaia, arquiteto e urbanista formado pela Unoeste em 2017, hoje tem escritório de arquitetura em São Paulo (SP) voltado para residencial, interiores e design. Ele atua juntamente com o seu sócio, Bruno Moura, e mais três colaboradores. “Posso dizer que chegar até aqui, de ter a minha empresa e exercer a minha profissão, é porque fiz parte de uma universidade que zela pela qualidade em todos os sentidos. Por isso agradeço toda jornada e processos que desenvolvi, através de uma graduação bem estruturada da Unoeste”.

O engenheiro eletricista formado em 2020 pela Unoeste Bruno Parpinelli Bonfim, hoje atua numa cooperativa de eletrificação rural. “O curso foi muito importante, principalmente pelo empenho que os professores sempre tiveram com os alunos, em desenvolver projetos de iniciação científica e os estágios, que foi um ponto forte para eu conseguir o meu emprego aqui na cooperativa. Um dos destaques do curso da Unoeste é a estrutura, com laboratórios e professores experientes nas áreas de telecomunicação, automação e controle e potência, que é onde atuo”.

Douglas dos Santos, engenheiro de produção, é egresso da turma de 2018. No mesmo ano, antes de concluir a graduação, foi aprovado em concurso da Petrobras. “Atuo na área de exploração e petróleo, fazendo a gestão de projetos geofísicos, que são estudos realizados para tentar encontrar novos reservatórios de petróleo. Então, não canso de agradecer ao corpo docente da Unoeste, que me ajudou a alcançar os meus objetivos. Por isso, recomendo o curso de Engenharia de Produção da universidade”.

Também formado em Engenharia Civil, em 2016, Rafael Augusto Martins Nicolosi conta que um ano antes de concluir o curso ingressou no programa de estágio na empresa Constrix, construtora especializada em construção de obras verticais (edifícios), e depois foi contratado como engenheiro. “Percebo o quanto a Unoeste foi fundamental na minha bagagem profissional, porque aliando os conhecimentos teóricos com a prática que tinha no estágio, consegui me tornar um profissional qualificado no mercado. Então agradeço aos professores e toda estrutura da universidade. Sinto muito orgulho em dizer que faço parte da Unoeste”, afirma.

Isso é Unoeste

Além dos cursos presenciais de Arquitetura e engenharias Ambiental, Civil, Elétrica e de Produção, a Unoeste também oferece as engenharias Mecânica e Química. Já a Educação a Distância (EAD) oferece as engenharias Civil, Eletrônica, de Produção e de Software. A 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC/MEC), traz diversas condições especiais para os vestibulandos. Clique aqui e confira.