Os apreciadores da música e das artes têm encontro marcado com o universo do canto coral. Nailse Machado, maestrina do Coral Municipal de Santos, recebe a regente Márcia Hentschel para um bate-papo sobre adaptações e aprendizado na regência dos grupos durante o período de isolamento social. A conversa, que integra o programa ‘Falando em Coro’, vai ao ar nesta terça-feira (15), às 12h, no canal Cultura Santos (www.youtube.com/culturasantos
Márcia ingressou aos 13 anos de idade como cantora no Coral da Universidade Católica de Santos (Cucas), grupo que viria a dirigir anos depois. Atualmente está à frente dos corais Sociedade Filarmônica Lyra, Pinheiros Canta, além de grupos independentes. Pianista formada, aperfeiçoou-se nesse instrumento com o compositor e professor Amaral Vieira. Estudou regência coral sob a tutoria de Juan Serrano e Benito Juarez.
Em 1990 foi bolsista em regência orquestral no II Festival de Arte da Manfredonia (Itália), dirigindo a Orquestra Sinfônica de Craiova (Romênia). Participou do ‘International Study Tours for Choir Conductors’ em edições do Festival Europa Cantat realizadas em Barcelona – Espanha (2003); Mainz – Alemanha (2006); Utrecht – Holanda (2009); Turim – Itália (2012) e Tallinn – Estônia (2018).
Atuou como regente convidada em duas edições consecutivas do Laboratórios Corais de Itajubá (MG) e integrou o júri do concurso e festival internacional de coros San Juan Canta, em San Juan – Argentina (2016). Márcia também possui um extenso histórico na direção de corais universitários e corporativos.