Estão parados, desde a manhã de sexta-feira (15), os 162 operários da empreiteira Método Engenharia, que presta serviços à refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC Petrobras).

A própria empreiteira os dispensou do serviço, no início da manhã, por meio de mensagens eletrônicas e suspensão dos veículos que os pegam em casa e vice-versa diariamente.

Isso porque ela não iria depositar, naquele dia 15, os salários de setembro, atrasados desde o quinto dia útil de outubro. Também estão em atraso os vales de alimentação e refeição.

O plano de saúde está suspenso, há três meses a empresa não deposita os valores do fundo de garantia por tempo de serviço (fgts) e não pagou as rescisões contratuais de vários empregados.

 

 

Estratégia

de cobrança

 

O pagamento até o dia 15 foi acertado com a direção do sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial (Sintracomos), em negociações desde o dia 7.

Na quinta-feira (14), a empresa depositou nas contas dos trabalhadores apenas 12% dos salários atrasados, frustrando as expectativas dos trabalhadores e do presidente do sindicato, Ramilson Manoel Elói.

Na manhã desta segunda-feira (18), os operários participaram de assembleia, primeiro na portaria da Petrobras e depois na subsede do sindicato, onde definiram estratégia de cobrança.

 

 

Nova

assembleia

 

No sindicato, receberam instruções da diretoria e da assessoria jurídica, que providenciará requerimento de dissídio coletivo ao tribunal regional do trabalho (TRT).

Ramilson lembra que a gestão da refinaria é corresponsável pela dívida da empreiteira e lamenta que ela deixe a situação se repetir seguidamente com outros prestadores de serviços.

Segundo o diretor do sindicato Winiston Bitencourt Santos ‘Will’, haverá nova assembleia, na subsede cubatense do sindicato, às 10 horas desta terça-feira (19).

 

Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos Força Sindical). Rua Júlio Conceição, 102, Santos, fones 13-3878-5050, 13-9-9161-8030. Presidente: Ramilson Manoel Elói. Secretário-geral e diretor de imprensa: João Brasílio Serragioli. Redação: Paulo Passos MTb 12.646 SP, matrícula sindical SJSP 7588. Caso não queira mais receber sugestões de pauta de paulo.passos053@gmail.com, por favor, responda com assunto ‘excluir’.