Cerca de 20 mil pessoas devem visitar os três cemitérios públicos municipais de Santos nas celebrações do Dia de Finados, na próxima terça-feira (12). Todos os espaços: Areia Branca (Av. Nossa Senhora de Fátima s/nº), Filosofia (Praça Ruy de Lugo Viña s/nº, Saboó) e Paquetá (R. Dr. Cochrane s/nº) estão com os serviços de preparação em ritmo acelerado, realizados pela Prefeitura de Santos.
Nos cemitérios estão sendo realizados: nebulização de todas as alamedas, acessos, jazigos e túmulos; reparos em alvenaria, pintura e caiação geral, além de reposição de placas de grama, explicou o coordenador Carlos Eduardo da Silva, o Jarrão.

FUNCIONAMENTO E PROTOCOLOS
As necrópoles funcionarão ininterruptamente das 7h às 17h, inclusive a Administração, mas somente será permitido o acesso e a circulação com o uso de máscara, como medida de proteção contra a covid-19. Na entrada, também haverá álcool em gel à disposição.
Por se tratar de local aberto, não haverá controle de acesso, explicou Jarrão, lembrando que as missas que serão realizadas nas capelas cumprirão o distanciamento social. 
Os serviços nos cemitérios estão a cargo da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), com a retaguarda das subprefeituras da Zona Noroeste e da Região Central Histórica.

MISSAS
A capela do Cemitério da Areia Branca terá missas às 8h, 11h e 15h, celebradas pelo padre Cláudio da Conceição, da Paróquia de Santa Margarida Maria. Ele também fará a bênção dos túmulos dos fiéis católicos.
Já no Cemitério da Filosofia, o padre Aluísio Antonio da Silva, da Paróquia São Tiago Apóstolo (Chico de Paula) fará celebrações às 10h e 12h, enquanto no Paquetá, a missa será às 8h, com o padre Claudenil Moraes da Silva, da Catedral.

TRÂNSITO
No Dia de Finados (2/11), será permitido o estacionamento de veículos em dois trechos da Avenida Martins Fontes (pista local, no sentido Zona Noroeste/Centro), nas proximidades do Cemitério da Filosofia (Saboó): entre as ruas Ilhabela e Flamínio Levy e, ainda, entre a Praça Rui de Lugo Viña e a Rua Professora Maria Neusa Cunha.   
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) também manterá operadores de tráfego nas proximidades dos cemitérios da Cidade para o monitoramento do trânsito e orientação a motoristas e pedestres.

TRANSPORTE 
Por conta do grande fluxo de visitantes às necrópoles, algumas linhas municipais de transporte coletivo adotarão rotas alternativas. São elas: 

Linha 10 -  Túnel Rubens Ferreira Martins, Praça dos Andradas, Av. Visconde de São Leopoldo, Rua São Bento, Av. Presidente Getúlio Dornelles Vargas, Rua Visconde do Embaré (desembarque e embarque no Terminal Valongo, pelo portão lateral), segue Rua Visconde do Embaré, Praça dos Andradas, Rua Amador Bueno, Rua Frei Gaspar, Avenida São Francisco e itinerário normal.
Linha 17  -  Praça dos Andradas, Av. Visconde de São Leopoldo, Rua São Bento, Av. Presidente Getúlio Dornelles Vargas, Rua Visconde do Embaré  (desembarque e embarque no Terminal Valongo, pelo portão lateral), segue Rua Visconde do Embaré, Praça dos Andradas, Retorno, Praça dos Andradas, Av. Visconde de São Leopoldo, Praça dos Andradas, Túnel Rubens Ferreira Martins e itinerário normal.
Linha 7 - Av. Senador Pinheiro Machado (canal 1), Rua Joaquim Távora, Rua José Gonçalves da Mota Júnior e Rua Antônio Bento de Amorim.
Linha 77 segue - Rua Antônio Bento de Amorim, Rua José Gonçalves da Mota Júnior, Rua Joaquim Távora, Av. Senador Pinheiro Machado (canal 1).