CUBATÃO
28/10/2021 10H07
• Iniciativa da Evoluir com apoio da Braskem adota o rico universo musical como estratégia para promover educação integral, desenvolvendo habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais de crianças e jovens
• 40 educadores de 25 escolas já completaram três módulos de formação e encontros de acompanhamento técnico-pedagógico, além de receberem os kits de instrumentos musicais infantis e livros que integram as atividades, beneficiando mais de 1.200 alunos
"As diversas formas de construir, vivenciar e sentir a música foram, pra mim, os pontos altos". "Aulas leves com conteúdo rico que nos enchem de novos aprendizados". "Refletir sobre a importância da música ao longo de nossa vida dentro e fora da escola foi uma experiência encantadora". "Compreendi que devemos consolidar a cultura do diálogo e a escuta cuidadosa no ambiente escolar". "A música é uma ferramenta multidisciplinar que possibilita um desenvolvimento integral das habilidades dos alunos e deve ser utilizada de forma ampla nas escolas".
Os depoimentos registrados nas avaliações preenchidas pelos 40 educadores da rede pública de Cubatão (SP) que participam da primeira edição do projeto lúdico Construindo Música no município têm muito em comum: entusiasmo, engajamento com o propósito da educação integral e o desejo de inovar em sala de aula, utilizando o encantado universo da música. Contando com incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Braskem, apoio da Secretaria Municipal de Educação e desenvolvida pela Evoluir, a iniciativa busca ampliar e valorizar a vivência musical no ambiente escolar, auxiliando no desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais de crianças e jovens.
Profissionais de 25 escolas do município, que corresponde a mais de 1.200 alunos da Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, já participaram de três módulos de formação, além de encontros semanais de acompanhamento técnico-pedagógico - tudo adaptado para a plataforma online, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. Cada professor recebeu um kit de instrumentos musicais infantis, um "Guia do Educador" e exemplares do livro "Todo Mundo Sente", da Editora Evoluir, utilizados como suporte pedagógico nas atividades para despertar o interesse das crianças para musicalização e possibilitar acesso e estímulo à prática musical.
"Toda a dinâmica da formação é alinhada aos objetivos do projeto, prezando por essa forma mais lúdica e divertida de trazer os educadores para essa metodologia, por isso é uma grande satisfação acompanhar o alto índice de participação e interação", destaca a coordenadora da Evoluir, Taciana Begalli. "Tivemos um pocket show virtual logo na introdução do Construindo Música, com o envio de dois vídeos-pílulas musicais para sensibilização da comunidade escolar e, na sequência, distribuímos ainda outros vídeos que reforçam os conceitos abordados nos encontros e ensinam a construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis e que todo mundo tem em casa", conta. "Usamos e abusamos da criatividade para que os professores vivenciem de fato a música e todas as suas possibilidades pedagógicas, para que depois possam levar essa aprendizagem transformadora e estimulante para seus alunos".
Sobre o Construindo Música
O Construindo Música é um projeto que une iniciação musical, educação integral, socioemocional e ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças vivenciam diversas experiências musicais, entre elas a de fabricar e construir instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados. O objetivo é que através da música, crianças e jovens possam aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
As aulas estão divididas em quatro temas:
1) Tudo tem som - o primeiro bloco de aulas chama a atenção para os elementos primordiais do fazer musical: o som e o silêncio. Brincadeiras musicais, cantigas populares, dança, narrativa a partir de sons, desenho do som e construção de instrumento musical são as principais atividades desse tema;
2) Música pra lá e pra cá - o segundo módulo instiga a observação das músicas que estão presentes no nosso cotidiano e reflexão sobre a função delas no dia a dia. A música é pensada como um modo de brincar, de se movimentar, de se perceber e também notar o outro, de se relacionar e entender elementos que compõem o fazer musical;
3) Eu sei fazer - as aulas desta etapa aprofundam o conhecimento dos alunos sobre o universo musical e como ele se relaciona com a nossa história. Aprender as notas musicais, explorar as possibilidades sonoras e expressivas do corpo e aumentar o repertório de brincadeiras e canções;
4) Vamos juntos - aqui, o objetivo é conversar sobre a história da música e a história da gente, refletir sobre como podemos usar os sons do corpo para criar ritmos, além de como aprender a representar graficamente os sons dos instrumentos construídos e como combiná-los para criar música.
Para contemplar os quatro temas, os roteiros das aulas seguem a mesma estrutura, formada por Introdução, Desenvolvimento e Finalização. Ao fim das atividades, as crianças e jovens, os músicos educadores e os educadores da escola organizam um evento de encerramento. É um momento especial, em que toda a comunidade escolar, realizadores e patrocinadores se reúnem para celebrar os resultados e aprendizados do projeto.
Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R﹩ 58,5 bilhões (US﹩ 11,3 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdos direcionados.
Saiba mais no site