SANTOS
06/11/2021 00H12
Com o objetivo de homenagear os diversos povos que colaboraram com o desenvolvimento do Brasil, além de atrair mais turistas e santistas ao Centro Histórico, a Prefeitura de Santos vai realizar, entre os dias 19 e 21 novembro, a segunda edição do Festival do Imigrante.
Essa autêntica festa para todas as idades, um verdadeiro tributo à diversidade, vai mostrar ao público um pouco da cultura, costumes, música, arte, dança e gastronomia de dez países, em espaços como bonde turístico, Praça Mauá, Bulevar da Rua XV de Novembro, Rua do Comércio, Estação do Valongo, Museu Pelé, entre outros.
A abertura está prevista para o dia 19 de novembro, na Estação do Valongo, de onde sairão passeios do bonde temático das Nações, bem como a circulação noturna dos elétricos que passam por diversos pontos de interesse cultural no Centro.
Ao longo dos outros dias do evento, também estão previstas atrações como as feiras de artesanato criativo Feito em Santos; walking tours com informações sobre a imigração na Cidade; visitas monitoradas no Paço Municipal e oficinas dos bondes; entrega de mural com grafite homenageando os imigrantes na Rua do Comércio e exposições de carros antigos.
Estão previstas, ainda, apresentações (dança ou música) de países como Japão, Angola, Itália, França, Grécia, Espanha e Portugal, além de aulas abertas de flamenco e oficina de origami e mangá. Já o auditório do Museu Pelé será palco de uma mostra de filmes estrangeiros.
Quem quiser matar a fome terá à disposição espaços gastronômicos com comidas de diversos países. E, para as crianças, brinquedos infláveis e apresentações lúdicas.
Todas as atrações respeitarão os protocolos sanitários de prevenção à covid-19. Nos próximos dias, a programação detalhada e mais informações sobre o evento serão transmitidas pelos canais oficiais da Prefeitura.
PRIMEIRA EDIÇÃO
A primeira edição do evento foi realizada em outubro de 2019 e atraiu 15 mil pessoas ao Centro Histórico (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/festival-do-imigrante-leva-15-mil-pessoas-ao-centro-historico-de-santos ). No ano passado, o evento não foi realizado em virtude da pandemia da covid-19.