Participam estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de cinco unidades

Estudar o planeta Terra na visão de um astronauta, compreendendo suas características e de outros corpos celestes. Sua localização, movimentos e a construção do conhecimento sobre a terra e o céu em distintas culturas ao longo da história: é isso que alunos do 9º ano de várias escolas municipais de Cubatão têm a oportunidade de aprender ao participarem da exposição Space Adventure que acontece em um shopping da Capital.

Participaram da atividade 424 alunos das Unidades Municipais de Ensino João Ramalho, Ulysses Guimarães e Luiz Pieruzzi. Os alunos da Escola Bernardo José Maria de Lorena embarcam na aventura espacial no próximo dia 30. Os ingressos foram doados pelo Santander, banco que patrocina a exposição em São Paulo.

A visita guiada acontece em uma tenda climatizada de 2.600 metros quadrados. Ali, os estudante podem conferir mais de 300 itens originais da NASA e 20 réplicas, dentre elas a cápsula Apollo 11. O “Roving”, veículo de quatro rodas conhecido popularmente como “Buggy lunar”, em tamanho real, além das naves Titan e Juno. Esta é a primeira vez que os itens são expostos no Brasil e foram reunidos a partir do acervo da NASA, em parceria com o Museu e Centro de Educação Espacial COSMOSPHERE de Hutchinson, dos Estados Unidos. 

Toda a parte de tecnologia das primeiras missões espaciais também está contemplada na exposição. Os  computadores usados na década de 60, ferramentas, caixas de coleta do material lunar, painéis de controle das naves, rádios usados para a comunicação entre as naves e a Terra, além de câmeras de fotografia, cinema e de aparelhos que filtravam o ar dentro dos pequenos módulos.

“Nos anos finais do Ensino Fundamental, o conhecimento espacial é ampliado e aprofundado por meio das experiências de observação vivenciadas no início da jornada escolar, por um lado, e os modelos explicativos desenvolvidos pela ciência, por outro. Estuda-se a explicação de vários fenômenos envolvendo a Terra, Lua e Sol. A exposição amplia essa experiência de maneira lúdica e prática”, afirma Thais Helena de Andrade, sub-coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, que organizou a ida dos alunos ao evento.

Fotos: Divulgação / Prefeitura Municipal de Cubatão (PMC)