Iniciativa ocorre em áreas vulneráveis ou geograficamente mais afastadas e já imunizaram cerca de três mil pessoas

 

Garantir o acesso à imunização contra a covid-19 para a toda a população é o objetivo da Prefeitura de Guarujá, que prepara dez mutirões de vacinação nas comunidades até o Natal. Nesta terça-feira (23), a iniciativa ocorre na Vila Baiana, das 9 às 15 horas, na Associação de Moradores do bairro, situada à Rua Argentina, 151.

 

Já na quinta-feira (25), o Mutirão da Vacinação será promovido no Campo de Futebol do Chaparral, no mesmo horário. O endereço é Rua Ribeirão Pires, 86 – Vila Áurea. As próximas comunidades contempladas serão Comunidade do Caixão, Maré Mansa, Caranguejo, Vila Júlia, Morrinhos e Aldeia. Todos acontecem das 9 às 15 horas e os endereços serão divulgados posteriormente. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é realizar dez mutirões até o Natal.

 

Mais de três mil vacinados nos Mutirões

As equipes da Secretaria de Saúde fazem serviços de busca ativa em áreas de vulnerabilidade social e territórios geograficamente mais afastados para democratizar o acesso à vacinação. Desde setembro, mais de três mil moradores de bairros como Prainha, Sítio Conceiçãozinha, Santa Cruz dos Navegantes, Perequê, Cidade Atlântica e Pedreira já foram imunizados contra o coronavírus.

 

Os mutirões itinerantes também fizeram parte da programação do Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prainha e todos os sábados do mês atual nos atendimentos do Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE), na Vila Júlia, integrando as atividades da campanha Novembro Azul.

 

Imunização avança

Guarujá imunizou 79% da população com a primeira dose, 68% com a segunda e 9% com a dose de reforço (terceira dose). Os adolescentes de 12 a 17 anos também estão sendo imunizados. A Secretaria já imunizou 117% do público-alvo estimado de adolescentes com a primeira dose e 23% com a segunda.

 

A Prefeitura já vacina com a dose de reforço toda população maior de 18 anos que já tenha completado o esquema vacinal (duas doses ou dose única) há, pelo menos, dois meses.