NOTÍCIAS
09/12/2021 09H05
O desempenho das universidades de São Paulo foi grande destaque da quarta edição do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), lançado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), nesta quarta-feira (8/12), em solenidade no Congresso Federal. Unicamp e USP ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar no levantamento que englobou 126 instituições de ensino superior de todo o país, numa pesquisa que mobilizou 24 mil estudantes. O trabalho foi realizado pelo Movimento Empresa Júnior em parceria com a Secretaria de Educação Superior.
As universidades paulistas também obtiveram bom desempenho no quesito Cultura Empreendedora, onde se observa a participação ativa de professores e alunos em todo o processo, incluindo a construção de matrizes curriculares que ajudem a explorar habilidades essenciais à ação empreendedora. A Universidade Cidade de São Paulo ficou em terceiro lugar nesse tema.
Em Extensão, que envolve as ações que a universidade realiza promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento de pesquisas dentro da universidade, as quais compartilha com o público externo, a USP e Universidade Federal de São Carlos (SP) e Unicamp ficaram entre as cinco mais bem avaliadas. Em Inovação, onde é observado o desenvolvimento de tecnologias como também de conhecimentos, a Unicamp e a Universidade de São Paulo voltaram a se destacar.
Já em Internacionalização é avaliada a conexão entre a universidade e o ecossistema internacional, como meio de proporcionar soluções inovadoras através dos estudos e tecnologias desenvolvidos na instituição, a Universidade de São Paulo e Unicamp obtiveram os melhores desempenhos no país.
No quesito Capital Financeiro é considerado o orçamento das universidades. Os dados instituições de ensino foram autodeclarados e o valor global foi dividido pelo número de alunos. Mais uma vez Unicamp e Universidade de São Paulo registraram o desempenho mais destacado dentre as demais.
O RUE conta com patrocínio do Bradesco e poderá ser acessado após a Sessão Solene pelo site da Universidade Empreendedora.