NOTÍCIAS
09/12/2021 09H13
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realizou entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, a Operação Portuária. A ação teve como objetivo fiscalizar o exercício profissional nos portos dos municípios de Santos e Guarujá. Conforme os números prévios, foram contabilizadas cerca de 600 ações de fiscalização na região.
Além disso, foram 156 diligências realizadas pelos agentes fiscais. Ainda sobre os resultados, foram registrados 11 autos de infração motivados pela falta de registro das empresas. Segundo o gerente regional, Eng. Kledson Turra, os estabelecimentos têm um tempo hábil estipulado pela legislação vigente, para regularizar a documentação no Crea-SP.
"Consideramos a operação um sucesso porque tivemos um planejamento prévio, assim como reuniões com algumas autoridades portuárias da região, que puderam nos orientar sobre a realidade local. Com isso, reforçamos que somente com uma fiscalização eficaz, podemos salvaguardar a sociedade e todos os profissionais que trabalham no maior porto do nosso País.", enfatizou Turra.
Participaram da operação sete agentes fiscais do Crea-SP (com autorização da Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP). "Importante frisar que estes são os resultados prévios. O levantamento ainda se encontra em execução pelos nossos agentes, devido à complexidade da avaliação. Por isso, há chances de os números mudarem conforme a análise dos nossos fiscais", completou.
Atuação do Conselho
A principal função do Crea-SP é a fiscalização do exercício profissional para proteger a sociedade e afastar leigos de atividades que devem ter à frente um responsável técnico habilitado. Com isso, o Conselho garante que as funções das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, sejam efetuadas de forma regular e segura, com profissionais capacitados para tal.
Além disso, ao garantir que em cada atividade haja um responsável técnico especializado, a atuação do Conselho também protege o profissional da área tecnológica, ao demonstrar a importância de serviços, projetos e obras serem executados por mão de obra qualificada.
Sobre o Crea-SP - Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.