Caec, escola de samba, igrejas e campo de futebol de

 várzea foram alguns espaços onde ocorreram mutirões

 

A Estação das Barcas de Vicente, em Carvalho, será o ponto fixo do 10° Mutirão de Vacinação contra a covid-19, nesta quinta-feira (16). A ação da Prefeitura de Guarujá acontecerá em horário diferenciado, das 15 às 20 horas, para atingir o público que faz a travessia Guarujá/Santos para trabalhar, estudar ou passear no município vizinho. A estratégia agrega, ainda, milhares de pessoas que circulam diariamente pela Avenida Thiago Ferreira, sobretudo motivadas pelos atrativos do comércio e a proximidade com o Natal.

                                                                                                

A chegada das festas de final de ano e temporada de verão levaram a Secretaria Municipal de Saúde a adotar um roteiro específico de imunização, que complementa a aplicação de doses contra a covid-19, que ocorre de segunda a sexta-feira, nos 20 postos de vacinação. Foi elaborado um roteiro itinerante especial de Natal, com a realização de dez mutirões entre 23 de novembro e 16 de dezembro, em comunidades e pontos de grande circulação de pedestres.

 

Os esforços resultaram em 3.548 doses aplicadas somente em nove mutirões de Natal, além do posto de vacinação montado junto à Carreta ‘Cuidando delas’, que realizou exames de mamografia e preventivo de colo de útero (papanicolau) no último domingo (12), no estacionamento da Igreja Universal.

 

Escola de samba, Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec), igrejas, campo de futebol de várzea, quadra poliesportiva, salão de eventos, vielas e becos foram alguns locais escolhidos pela Prefeitura de Guarujá antes da Estação das Barcas para descentralizar o atendimento, democratizar o acesso à imunização e aumentar a cobertura vacinal na Cidade. 

 

A Secretaria de Saúde tem realizado os mutirões desde setembro nas comunidades em situação de vulnerabilidade social. Somente a edição de Natal percorreu os bairros Vila Baiana, Maré Mansa, Chaparral, Comunidade do Caixão, Comunidade do Caranguejo, Pae Cará/Monteiro da Cruz, Morrinhos, Vila Júlia e Comunidade da Aldeia.

 

Ações complementares

 

Junto ao posto de vacinação que será montado na Estação das Barcas, os agentes de Controle de Endemias da Prefeitura irão orientar a população sobre arboviroses, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus. Entre eles, destaca-se o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação arbovírus engloba todos aqueles transmitidos por insetos e aracnídeos, como aranhas e carrapatos.

 

Paralelamente, se as condições climáticas estiverem favoráveis, a Unidade de Vigilância em Zoonoses executará desratização em toda extensão da Avenida Thiago Ferreira.