O prefeito Rogério Santos recebeu, na noite desta segunda-feira (20), em cerimônia no Teatro Guarany, a Medalha Comemorativa do Centenário do 6º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior). A condecoração é oferecida àqueles que contribuíram com serviços à PM da Região ou que tenham servido ao Estado de forma geral.

A iniciativa foi criada por meio do Decreto Estadual 41.946, de 26 dezembro de 1996, ano em que a unidade de Santos completou um século de operação. Neste ano, a instituição celebra 125 anos, sendo uma das mais antigas da Cidade. 

Na era moderna, o 6º BPMI atuou em diversos episódios marcantes da história de Santos, exigindo empenho máximo de seu efetivo. Fatos como o desastre aéreo no Boqueirão, em 2014, o incêndio de grandes proporções na Ultracargo, que durou dez dias, em abril de 2015, além de manifestações no maior porto da América Latina, como 'greve dos caminhoneiros', em maio de 2018, são alguns exemplos.

Para o prefeito Rogério Santos, ser agraciado com a honraria é a realização de um sonho de criança. "Um dia sonhei em ingressar na Polícia Militar, mas a vida me levou para outros caminhos. E fico envaidecido de receber tamanha honraria, que premia tantos heróis que colocam o seu dia a dia em risco", destacou, em alusão às autoridades policiais que foram homenageadas na cerimônia.

O chefe do Executivo santista destacou, ainda, a parceria entre Prefeitura e Polícia Militar na tomada de decisões. Segundo ele, trata-se de uma relação de confiança. "Muitas atitudes que tomo como prefeito acontecem após eu ouvir pessoas que confio. E muitas decisões acertadas aconteceram ao lado da Polícia Militar. A suspensão da queima de fogos do Réveillon, por exemplo, foi um pedido da PM. Aceitei prontamente, pois confio na parceria que temos", completou.

Também presente na cerimônia, o tenente-coronel José Fernandes Júnior, comandante do 6° BPMI, agradeceu as instituições públicas que fortalecem o trabalho da Polícia.

"Quero agradecer o prefeito Rogério, que demonstra em seus atos todo o comprometimento com a segurança pública, além de destacar também minha gratidão à Guarda Municipal e à CET Santos, instituições aliadas à nossa unidade, e à Câmara Municipal, sempre companheira e atenciosa conosco", concluiu.

A solenidade no Teatro Guarany agraciou, ao todo, 40 personalidades entre civis e militares. O evento também contou com a presença do secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel Júnior.