Apresentação ocorreu na solenidade de recepção aos 424

policiais que vão reforçar a segurança da Cidade

 

Um total de 424 policiais militares vão reforçar a segurança em Guarujá na Operação Verão 2021/2022. O efetivo foi recepcionado na última quarta-feira (22), no Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Tejereba). Durante a cerimônia, o Tenente Coronel PM, Gustavo Pereira Lima Magnani apresentou o projeto da nova sede do 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior, localizado na Avenida Atlântida, 380, Jardim Centenário (Enseada).


O valor da obra está estimado em pouco mais R$ 24,7 milhões e a área, de 3.630 metros quadrados, foi doada pela Prefeitura, nos termos da lei municipal nº 4.677/2019. O início da construção está prevista para janeiro de 2022.


“O prédio terá três pavimentos e vai comportar a sede do Batalhão, a sede 5ª Companhia e os alojamentos da Operação Verão. Vamos ganhar uma autonomia logística para receber os policiais militares. Parceria que foi possível graças aos esforços do Estado e do Município pela segurança da Cidade” afirmou o Tenente Coronel.


A cerimônia contou com a presença do prefeito de Guarujá, Válter Suman, da vice- prefeita Adriana Machado e do secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio.


Policiais Militares

Eles vão atuar nos locais de grande fluxo (praias, pontos turísticos) e nas áreas de interesse estratégico da Secretaria de Segurança Pública do Estado, para garantir a segurança de munícipes e turistas na temporada. A solenidade contará com a presença do comando do policiamento da Região e autoridades da Segurança Pública.


A operação faz parte de um convênio firmado entre e a Prefeitura e a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, que tem por objetivo a junção de esforços e a cooperação técnica para a realização de ações policiais no Município.


O convênio envolve toda a estrutura dos alojamentos, fornecimento de alimentação, apoio técnico e operacional para o desempenho das atividades de policiamento.


Os policiais vão ficar alojados no complexo composto por três escolas municipais, localizado próximo à Praça Horácio Lafer (Enseada). Serão aproximadamente 50 mil refeições servidas no período, além de apoio com transporte, organização e limpeza.


Operações

Guarujá planejou quatro grandes operações de patrulhamento e fiscalização, além de implantar um Grupamento Turístico da Guarda Civil Municipal (GTur-GCM), ligada à Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon). O Grupamento Turístico da Guarda Civil Municipal conta com uma equipe especializada, que fará o patrulhamento ostensivo e preventivo diariamente nos pontos turísticos, orla da praia e rede hoteleira.

 

Carretas

A Cidade vai contar com uma carreta da Polícia Militar, que ficará estacionada na Praça Horácio Lafer (Enseada); e uma carreta do Corpo de Bombeiros, que está instalada na Praça das Bandeiras (Pitangueiras), como parte do sistema de coordenação de ocorrências de emergência e que fará o monitoramento da região.