SANTOS
29/12/2021 19H14
Duas espécies de aves de rapina foram resgatadas nesta semana por equipes da Guarda Civil Municipal de Santos (GCM).
Um dos animais, um gavião de grande porte foi capturado pelos agentes na manhã desta quarta-feira (29), quando apareceu no interior da Coordenadoria Morros, da GCM, que fica na Rua São Paulo, 40, na Vila Mathias
A equipe da GCM foi acionada atendendo ao chamado de funcionários do Centro Educacional Darcy Ribeiro - localizado no mesmo endereço da coordenadoria GCM, que perceberam quando o animal caiu nos jardins da escola.
A espécie, que se encontrava com uma das patas machucada, foi resgatada pela equipe formada pelos guardas David Pereira e Diego da Costa, que o levaram para o Orquidário para se tratado.
Falcão
Um falcão também foi resgatado terça-feira (28) pela equipe da GCM, em um prédio residencial Avenida Afonso Pena, 275, no Embaré. A ave, com uma asa ferida, foi recolhida pelos agentes e encaminhada também para o Orquidário.
Ambiental
Recentemente, a Prefeitura de Santos criou o Grupo Especial de Ação Ambiental e Bem-Estar Animal (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-reforcara-fiscalizacao-das-leis-ambientais-e-do-bem-estar-animal , formado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) (, que mantêm vigilância permanente nos locais onde existam ecossistemas sujeitos à proteção ambiental, e todas as atividades que envolvam o cumprimento das leis de proteção à vida de animais domésticos e silvestres.