NOTÍCIAS
04/01/2022 07H09
Após a virada do ano, muitos santistas compareceram, já na manhã desta segunda-feira (3), ao Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET) em busca de uma nova oportunidade para entrar em 2022 com o pé direito. Vagas em seis áreas de atuação renovaram as esperanças daqueles que aguardavam ansiosamente para serem atendidos na unidade.
Pedreiro, eletricista e técnico em segurança do trabalho eram algumas das oportunidades disponíveis nesta segunda-feira. A captadora de vagas do CPET, Areta Amorozo, tem a expectativa de que o número de vagas aumente já nesta semana. “Em razão do recesso de fim de ano, muitas empresas estão retornando agora e voltando a nos encaminhar as vagas. A tendência é de que o mercado volte a aquecer e retome a empregabilidade”, explicou.
Um dos esperançosos na fila era o Valdinei Márcio Sousa, 31 anos. Ele está desempregado após atuar como sinaleiro de guindaste em uma empresa e espera conseguir outra vaga na mesma área. “Mas aceito o que vier, atuo até como ajudante”.
Adriano da Silva, 46, está desempregado há vários anos e vive de pequenos serviços. “O último emprego registrado na minha carteira foi o de pedreiro, de lá pra cá faço bicos, mas ainda na mesma área”. Ele compareceu ao CPET com um amigo, que também estava em busca de recolocação profissional. “A expectativa está boa, estamos achando que vai dar tudo certo este ano”.
Já Odair Marcolino da Silva, 48, foi ainda mais incisivo. “Eu não ‘vou ver’ se vai dar tudo certo, ‘vai’ dar tudo certo”, frisou. Ele, que é pai de uma menina autista e vive com a esposa que também não tem emprego fixo, disse que mantém o pensamento positivo para 2022, pois já possui experiência em diversas áreas, como carpinteiro, armador e até motorista. “Sou pai de família, então vim focado no objetivo. Negatividade para mim não vira”.
PERFIL DOS CANDIDATOS
No ano passado, o CPET inscreveu 933 trabalhadores no sistema e encaminhou 1.516 para 1.115 vagas captadas. Ao todo, foram 13.384 atendimentos. Segundo a captadora de vagas da unidade, o perfil dos candidatos é homem, de 25 a 50 anos, com ensino fundamental completo, em sua grande maioria desempregados e que procuram vagas na área de construção civil, “que é uma área onde realmente costumam aparecer muitas oportunidades”, explicou.
VAGAS DISPONÍVEIS
Nesta segunda, além das vagas de pedreiro, eletricista e técnico em segurança do trabalho, também há oportunidades no ramo de armador, encanador e pintor. Para todas é preciso experiência de seis meses comprovada na carteira de trabalho. Para a vaga de técnico em segurança do trabalho também é necessário curso na área; já para eletricista, a exigência é ensino médio completo; nas áreas de pedreiro, pintor, encanador e armador é preciso apenas ensino fundamental completo.
SERVIÇO
O CPET funciona de segunda a sexta, das 9h às 14h, na Rua Amador Bueno, 249, Centro. Para realizar o cadastro no sistema ou se candidatar às vagas disponíveis basta levar carteira de trabalho digital ou impressa, RG, CPF, comprovante de residência na Cidade e número do PIS. No equipamento, os atendentes consultam as vagas disponíveis de acordo com o perfil dos candidatos e agendam entrevistas quando estes se encaixam nas exigências.