Parceria entre ABIOVE e Prefeitura do Guarujá terá exposição de fotos, doação de mudas nativas e inauguração de estação de Sustentabilidade com ponto de entrega voluntária do resíduo e embalagens em geral
Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá promovem a 3ª edição da campanha Óleo Sustentável no Verão.
Desta vez as ações de sustentabilidade acontecem em duas praias do Guarujá, Perequê e Prainha Branca, e contam com exposição de fotos inéditas da região, distribuição de materiais informativos biodegradáveis, doação de mudas nativas, atividades de educação ambiental e a inauguração de uma estação de Sustentabilidade com um ponto de entrega voluntária (PEV) de óleo de cozinha usado e de embalagens em geral na Prainha Branca.
O objetivo principal da campanha é conscientizar a população local e os turistas sobre a importância do descarte adequado e a destinação correta do óleo de cozinha usado e outros resíduos. Segundo números da Secretária de Meio Ambiente do Guarujá, em algumas praias do município, durante a alta temporada, chegam a ser recolhidas mais de 15 toneladas de lixo por dia.
“Essas ações são essenciais e devem sensibilizar todos os públicos, de crianças a adultos, sobre a importância da destinação correta de resíduos. O óleo de cozinha por exemplo, um item básico na mesa do brasileiro, mas o seu consumo pode gerar resíduos. Os processos produtivos do óleo garantem os cuidados com o meio ambiente, entregando um produto de qualidade aos consumidores, mas para completar o conceito de economia circular e diminuir os impactos ambientais é necessário que o óleo usado seja corretamente descartado”, comenta Aline Lazzarotto, coordenadora de Sustentabilidade da ABIOVE.
Para Sidnei Aranha, Secretário de Meio Ambiente do Guarujá, além de propagar informações extremamente relevantes e valiosas para o público, o projeto deixa um legado inestimável à população e ao meio ambiente com a inauguração da estação de Sustentabilidade permanente com ponto de entrega de óleo de cozinha usado e de embalagens na Prainha Branca, unidade de conservação localizada na reserva ambiental da Serra do Guararu.
Em 2021, o consumo de óleo comestível no Brasil ficou estimado em cerca de 3,8 bilhões de litros. Sua coleta e destinação corretas trazem benefícios sociais, econômicos e ambientais. O produto é considerado um resíduo de alto valor, depois de reciclado, serve como matéria-prima para a produção de biodiesel, produtos de higiene, tintas e até ração animal.
A Campanha Óleo Sustentável no Verão é uma parceria entre a ABIOVE e a Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá e conta com o apoio do Instituto SOS Rio do Peixe, APA Serra do Guararu, Sociedade Amigos da Prainha Branca, Cooperativa Recicla Mais e da Boomera Ambipar.
Sobre o programa Óleo Sustentável
Criada no final de 2012, pela ABIOVE, com a adesão do SINDÓLEO em 2013, a iniciativa foi idealizada para consolidar as ações individuais de logística reversa de óleo comestível residual pós consumo de empresas fabricantes de óleo, em uma única plataforma. Uma das principais funções do programa é ser um canal de comunicação com o consumidor que deseja saber mais sobre a importância da reciclagem e onde descartar corretamente o óleo residual. Basta acessar o site www.oleosustentavel.org.