Escassez em mão de obra na área de TI altera padrão de contratação: ao invés de exigir diploma, funcionários ganham bolsas de estudo para atuar no setor

Thais: “Estou ampliando meus conhecimentos, aprimorando minha capacidade profissional” (Foto: Cedida)

 

Formação superior e atualização profissional são pontos relevantes em um currículo, principalmente para conquistar uma boa vaga de emprego. No entanto, algumas empresas estão seguindo outro caminho: contratam funcionários com conhecimentos básicos e investem em suas formações. Exemplo disso é a Operative, empresa de tecnologia de Presidente Prudente (SP) que matriculou sete colaboradores no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), na EAD Unoeste. A capacitação na área atende uma realidade global, que é a escassez de profissionais em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Para se ter ideia, conforme um estudo recente divulgado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), para atender a demanda de mão de obra qualificada no setor, seria necessária a formação de 797 mil profissionais nos próximos 5 anos. A pesquisa aponta, por exemplo, que a oferta atual de 53 mil formandos em TIC não supre a demanda estimada de 159 mil talentos por ano.

Na Operative, empresa que oferece serviços de desenvolvimento de Apps e softwares, gestão de projetos e infraestrutura, dos 17 colaboradores, apenas dois têm formação superior, porém, em Gestão Comercial e Pedagogia, também pela Unoeste. “Com a escassez de mão de obra e uma área com grande rotatividade, tivemos a ideia de ofertar as bolsas de estudo para os nossos colaboradores, para que a equipe fique alinhada com os objetivos da empresa”, conta Flaviano Redressa, idealizador da ideia e sócio-proprietário ao lado de Thiago De Carlo Gonçalves e Fabiano Fuzetto.

Os três sócios são formados na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste) e reconhecem a importância da graduação. “Conhecemos a qualidade da universidade. Para os funcionários, pensamos em um curso que possa contribuir também com as nossas ações, e na modalidade EAD encontramos uma maior facilidade para a rotina de estudos de cada um”, afirma Flaviano.

Em dois anos e meio os profissionais estarão formandos no curso de ADS, mas desde já, com o ingresso na universidade, Flaviano visualiza benefícios. “Acreditamos que em breve teremos uma equipe mais forte, com mão de obra qualificada. Além disso, também pensamos na oportunidade para o nosso colaborador, em ter uma formação superior e almejar cargos melhores dentro da empresa”.

A coordenadora e professora do curso, Aglaê Pereira Zaupa, avalia que o mercado de trabalho apresenta uma alta demanda por profissionais na área de tecnologia da informação (TI). “A parceria com a Operative é mais uma confirmação do quanto a área de TI está crescendo no cenário mundial e da necessidade do mercado de formar profissionais qualificados. Além do orgulho em saber que nossos egressos empreenderam, estão gerando empregos, e ainda escolheram a Unoeste para capacitar seus colaboradores”, comenta a professora que articulou essa ação junto à empresa e ao Núcleo Comercial do Marketing da universidade.

Evandro: “A EAD vai facilitar muito os meus estudos, por ter a flexibilidade nos horários” (Foto: Cedida)

Colaboradores

Para Thais Garbal dos Santos e Evandro Prates Santos, respectivamente vendedora comercial e consultor de vendas na empresa, a iniciativa é vista como oportunidade. “O investimento que a Operative está realizando na formação de nível superior dos seus funcionários, mostra a boa gestão ao beneficiar o empregado unindo crescimento profissional e produtividade dentro da empresa”, fala Thais.

Ela que é ex-aluna da Pedagogia Unoeste afirma que ingressar neste curso é mais uma chance de crescer profissionalmente. “Estou ampliando meus conhecimentos e aprimorando minha capacidade de trabalho, já que a tecnologia é uma área que está inserida em todo lugar e vem crescendo muito”.

Evandro enaltece a iniciativa da empresa e ressalta a importância da modalidade de ensino a distância. “Acredito que essa é uma grande oportunidade de consolidar minha carreira e buscar uma melhor renda no futuro. E principalmente, por ser EAD, vai facilitar muito os meus estudos por ter a flexibilidade nos horários, além de já conhecer a instituição e saber da qualidade de ensino”, encerra.

Vestibular Unoeste

Ainda dá tempo de estudar na 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo. As inscrições para o vestibular dos cursos presenciais e EAD seguem abertas e são gratuitas. Os aprovados garantem bolsas de estudo de até 60% nas mensalidades durante todo o curso. É possível ingressar por meio de prova on-line ou nota do Enem. Clique aqui e inscreva-seJá para os cursos presenciais as bolsas são de até 40%. Inscreva-se, aqui.