Por g1 Santos
Bolsonaro passeia de moto durante folga no litoral de SP — Foto: Matheus Croce/g1
O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Forte dos Andradas, em Guarujá, no litoral de São Paulo, para fazer um passeio de motocicleta, na manhã desta segunda-feira (28). Ele atravessou de balsa em direção a Santos, cidade vizinha, passou por São Vicente e foi até Praia Grande.
Bolsonaro saiu para o passeio por volta das 10h10, e gerou aglomeração de apoiadores em frente ao Forte dos Andradas. Aproveitando dias de folga durante o carnaval no litoral paulista, o presidente não possui agenda oficial.
Bolsonaro passeia de moto durante folga no litoral de SP — Foto: Reprodução
O g1 entrou em contato com o Departamento Hidroviário (DH), que informou que a travessia de balsas transcorreu normalmente com o embarque do presidente e dos demais usuários, sem nenhum atraso. Após desembarcar da balsa, Bolsonaro seguiu de moto pela avenida da orla de Santos, passou por São Vicente e seguiu para Praia Grande.
Em Praia Grande, Bolsonaro seguiu de moto pela avenida da orla até o bairro Guilhermina, e depois retornou até o bairro Canto do Forte.
Na sequência, o presidente voltou pelo mesmo caminho, passou pela Ponte Pênsil, em São Vicente, seguiu pela orla até Santos, atravessou novamente de balsa até Guarujá e retornou para o Forte dos Andradas.
Bolsonaro provocou aglomeração durante passeio de moto no litoral de SP — Foto: Reprodução
Folga no carnaval
Bolsonaro saiu de Brasília na manhã de sábado (26) e foi de avião até o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Depois, seguiu em um helicóptero para Guarujá, onde chegou por volta das 10h20. Ele e sua comitiva estão hospedados no Forte dos Andradas. A previsão é que o presidente retorne a Brasília na próxima sexta-feira (4).
Bolsonaro não falou com a imprensa durante todo o primeiro dia de estadia. Uma saída de moto aquática aconteceu de maneira discreta na tarde de sábado. Em vídeo publicado pelo tenente Mosart Aragão, que acompanha Jair Bolsonaro, o presidente aparece sendo recebido por apoiadores no mar, próximo ao Canto do Forte, já em Praia Grande.
No domingo (27), o presidente novamente saiu de moto aquática e transitou entre as cidades de Guarujá e Praia Grande. Após descer da embarcação, provocou uma aglomeração de banhistas nas duas cidades.
Bolsonaro provocou aglomeração de banhistas na Praia do Guaiúba, em Guarujá — Foto: Reprodução
Ainda no domingo, Bolsonaro disse que o Brasil irá adotar um posicionamento neutro em relação à Guerra na Ucrânia, pois não quer "trazer as consequências do embate para o país".
Ao ser questionado sobre o cerco que o exército russo faz na capital ucraniana, Kiev, o presidente disse que é um "exagero falar em massacre". As declarações foram dadas durante coletiva de imprensa dentro do Forte dos Andradas, em Guarujá, onde o presidente e sua comitiva estão hospedados para passar o feriado de carnaval.
Presidente deu entrevista durante coletiva de imprensa neste domingo (27) em Guarujá, SP — Foto: Reprodução