Temporal ocasionou alagamentos e deslizamentos em cinco morros da Cidade

 

Após o trabalho de acolhida dos técnicos da Prefeitura de Guarujá e do trabalho de vistoria da Defesa Civil, oito famílias do Morro da Vila Baiana, atingido pelo temporal da última segunda-feira (14), conseguiram retornar para suas residências em segurança. Outras cinco permanecem no alojamento provisório no Centro Esportivo Duque de Caxias – Tejereba.

 

A forte chuva ocasionou alagamentos e deslizamentos em cinco morros da Cidade. As previsões meteorológicas seguem apontando a possibilidade de chuvas localizadas, de intensidade moderada a forte, para os próximos dias.

 

Entenda o caso

Um temporal atingiu Guarujá na noite de segunda-feira (14), causando alagamentos e deslizamentos em cinco morros da Cidade. Foi registrado um acumulado de chuvas de 162 milímetros apenas nas últimas 72 horas, mais da metade que a média prevista para todo o mês de março, que é de 248 milímetros. Às 8 horas, o chefe de Executivo estabeleceu um gabinete de crise para avaliar a situação dos morros e traçar as próximas ações.

 

Houve deslizamentos nos morros da Vila Edna, Morro do Engenho, Vila Baiana, Macaco e Outeiro, sem danos materiais ou vítimas. No Morro da Vila Baiana, na região da Enseada, houve deslizamento e uma árvore atingiu a estrutura de uma residência. Ninguém ficou ferido.

 

Em uma ação preventiva, a Defesa Civil de Guarujá providenciou a retirada de 13 famílias, temporariamente removidas para a Escola Estadual Paulo Clemente Santini, que fica nos arredores. Na sequência, as pessoas foram transferidas para um alojamento provisório no Centro Esportivo Duque de Caxias – Tejereba, onde receberam alimentação e todo o atendimento necessário das equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).

 

Trabalho preventivo

A Defesa Civil de Guarujá recebeu um aviso meteorológico da Defesa Civil do Estado para acumulados de até 100 milímetros em três dias. Com isso, às 14 horas de segunda-feira (14) foi elaborado um aviso de risco e publicado nas redes sociais da Prefeitura. Com a intensificação das chuvas às 19 horas, as equipes realizaram vistorias preventivas nos morros da Cidade.

 

Com o acompanhamento meteorológico, foi possível observar que, em apenas 8 horas o acumulado máximo pluviométrico registrado foi de aproximadamente 185 milímetros, superando o que era esperado para três dias. Às 21 horas a equipe da Defesa Civil de Guarujá promoveu mais um aviso Preventivo por meio do IDAP (Avisos via SMS) indicando a possibilidade de deslizamentos.

 

As equipes vistoriaram todas as áreas de risco geológico promovendo remoções temporárias pontuais, de caráter preventivo. Os técnicos e agentes da Defesa Civil continuam realizando vistorias expeditas pelas áreas de risco geológico do Município.

 

Ocorrências

No Morro da Vila Baiana, uma residência foi atingida por uma árvore, que será demolida. Já no Morro do Outeiro, o deslizamento atingiu a avenida que dá acesso ao bairro Santa Cruz dos Navegantes. A pista foi desobstruída pelas equipes da Prefeitura no meio da tarde desta terça-feira (15). As equipes da Defesa Civil permanecem fazendo vistorias nas áreas de risco da Cidade.