SANTOS
16/03/2022 08H42
Um clima de orgulho e esperança para um futuro melhor marcou a formatura, na noite de segunda-feira (14), de mais uma turma dos cursos de qualificação do Estação Bistrô Restaurante-Escola. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e a Universidade Católica de Santos (Unisantos).
A turma foi composta por 23 alunos dos cursos de ‘qualificação em serviços de alimentos e bebidas’ e ‘agente de turismo e barista’. Na entrega dos certificados, no auditório do Museu Pelé, a aluna Manoela Gomes da Silva, de 22 anos, foi escolhida como oradora e recordou que foram sete meses de aulas muito intensos. “Mas os professores tiveram muita paciência conosco. Foi muito bom para nós, gostaríamos de agradecer a todos”.
ALTERNATIVA
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, destacou que sempre admirou o projeto por oferecer uma alternativa de vida aos jovens. “Uma oportunidade de aprender algo novo, um trabalho, mais cidadania”.
O coordenador do projeto, Anderson Santana, da Unisantos, fez questão de lembrar que foi um ano atípico e difícil com a pandemia, mas completar o curso foi uma grande vitória para a turma. Já Renata Azevedo, representante da Seds, ressaltou o mérito dos alunos em aprender conteúdos que serão tão importantes para suas vidas.
O PROJETO
Em nove anos de funcionamento, o restaurante-escola já formou 318 jovens em risco social, 40% dos quais integrados ao mercado de trabalho antes mesmo de concluído o curso.
Todos são cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e vinculados ao Programa de Qualificação Novo Rumo, da Seds. Eles recebem, pelo programa, vale transporte, bolsa-auxílio de um salário mínimo e seguro de vida.
Durante os sete meses do curso, com aulas ministradas pelos professores do curso de Gastronomia e Nutrição da Unisantos, os alunos fazem rodízio semanal nos diferentes setores do restaurante, inclusive no salão, onde atendem o público. Já a Secretaria de Educação, garante as aulas de inglês instrumental.
Ao final de cada etapa, os instrutores avaliam o desempenho individual e coletivo, e os que atingem a média de aproveitamento recebem certificado de conclusão emitido pela universidade.
CONTEÚDO
Os alunos do restaurante-escola cursam as seguintes disciplinas: habilidades básicas de cozinha, metodologia atual para o controle higiênico-sanitário dos alimentos, identificação de mercadorias, fundamentos dos serviços de restaurantes e eventos. Também: enologia e bebidas, fundamento de confeitaria e panificação, fundamentos da culinária no preparo de cozinha quente e fria, trabalho socioeducativo, conteúdo especifico prático, matemática aplicada e inglês instrumental.
No final do programa, também são selecionados dois alunos que tenham interesse em seguir o curso de capacitação para ‘barista e agente de turismo’. A capacitação para barista fica a cargo do Museu do Café e os alunos realizam treinamento prático. No curso de agente de turismo, os jovens recebem orientações sobre hospitalidade, para bem receber o turista, e realizam visitas técnicas em todos os pontos turísticos da Cidade