- Publicado em 15 de março de 2022
Feira Criativa de Cubatão retorna nesta sexta-feira (18)
Programação faz parte da V Semana Municipal de Artesanato, que começa hoje (15)
Após dois anos de hiato, por conta da pandemia, a tradicional Feira Criativa de Cubatão retorna nesta sexta-feira (18), com artesanatos diversos e gastronomia, em frente ao Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro), das 9h às 16h. Os produtos vendidos são produzidos por empreendedores criativos do município.
A feira parte faz parte da programação da V Semana do Artesanato, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, que começou nesta segunda-feira (15). A abertura do evento ocorreu em sessão solene, no anfiteatro da Câmara Municipal, no início da tarde, com a brilhante participação da Banda Marcial Infantil de Cubatão na execução do Hino Municipal – primeira música apresentada em evento público pela atual formação, emocionando a plateia.
Enfatizando o recomeço das atividades, em virtude da pandemia do coronavírus, a diretora do Departamento do Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural, Liliete Portes Ramalho, cumprimentou os presentes. “Os anos anteriores não foram fáceis, mas daqui para frente cremos em dias melhores. Como gestores públicos, vamos valorizar o trabalho de vocês”, comentou, parabenizando os profissionais presentes.
O secretário Municipal de Cultura, José Carlos Rodrigues, destacou a importância da economia criativa no município. “A arte muda a vida das pessoas; a economia criativa proporciona mudança social”. Na ocasião, o secretário relembrou a atuação da saudosa artesã que hoje dá nome à feira que ocorre em frente ao Parque Anilinas – Feira de Arte e Artesanato “Silvina Cesar de Araújo Feitosa” – Feira Bina (Bina era o apelido de Silvina). “Ao olhar para vocês, eu me lembrei da ‘Bina’, grande incentivadora da economia criativa na cidade”, comentou.
O evento contou também com palestra motivacional ministrada pelo professor José Ramirez, coordenador geral do Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada na Secretaria de Educação de Cubatão.
Houve ainda orientação para quem deseja obter a carteirinha da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de São Paulo), conferindo reconhecimento profissional para artesãos em nível estadual e federal. Além disso, os artesãos presentes receberam autorização para expor seus trabalhos na Feira Criativa de sexta-feira.
Programação – Ao longo da semana, a Secult promove oficinas de artesanato e gastronomia. Vale ressaltar que ainda há vagas para oficina abajur com material reciclável (que ocorre na quarta-feira, dia 16, das 9h às 11h) e bordado em ponto cruz (quinta-feira, dia 17, das 14h às 16h), na Estação das Artes. Interessados podem entrar em contato com o Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural – Av. Nove de Abril, 2800, Vila Nova (no próprio prédio da Estação das Artes) – das 9h às 12h e 14h às 16h.