NOTÍCIAS
05/04/2022 12H39
Santos já concedeu 620 carteirinhas de identificação a pessoas com deficiência desde que o dispositivo foi implantado, em 2019. Na última sexta-feira (1º), mais três documentos foram fornecidos gratuitamente pelo Município, possibilitando a garantia de direitos e atendimento prioritário em serviços públicos e privados na Cidade.
Segundo a coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos, Cristiane Zamari, com a carteirinha, o cidadão não precisa andar com um laudo informando o tipo de deficiência que tem.
"Serve como um documento municipal que reconhece que a pessoa tem uma deficiência, tendo escrito atendimento prioritário. Tem número de série de confecção, CID, nome e telefone para emergência. Se ela tiver, colocamos ainda o nome do responsável ou acompanhante", explica Zamari.
Quem estiver interessado em pedir a carteirinha pode acessar o site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e fazer o agendamento. Será preciso preencher um requerimento para o Setor de Protocolo da Prefeitura, que também deverá ser impresso e apresentado no dia marcado para ir à unidade.
Será necessário levar ainda: cópia de um documento de identificação, comprovante de endereço atualizado, cópia do documento do representante legal (para menor ou incapaz) e foto 3x4, além do laudo médico com diagnóstico e código da Classificação Internacional de Doenças (CID), indicando a deficiência.
A carteirinha fica pronta em cerca de 30 dias e deve ser retirada na Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência, na Rua XV de Novembro, 183, 2º andar, Centro.
O dispositivo pretende promover reconhecimento oficial e tem o objetivo de facilitar a identificação e o exercício dos direitos de pessoas com deficiência.