SERUS Academy foi criada em parceria com médicos da Escola Paulista de Medicina e oferecerá cursos para aperfeiçoar conhecimentos na área da saúde
 

Com o objetivo de aprimorar a formação médica e desenvolver habilidades práticas, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), em parceria com a healthteach Serus e médicos da Escola Paulista de Medicina, lançam cursos do projeto SERUS Academy voltados para estudantes de medicina, doutores recém-formados e profissionais da saúde que buscam ampliar seus conhecimentos no atendimento ao paciente radiologia, gestão de clínicas, dados e inovação.
 

“Este projeto foi desenvolvido com a principal finalidade de capacitar médicos para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde, considerando o contexto atual da carreira médica em que há médicos que saem da universidade e vão diretamente para a atuação no pronto atendimento ou na atenção primaria, além daqueles que tomam a decisão de seguir uma carreira menos convencional, fora das áreas assistências”, comenta Simone Vicente, Superintendente de Novos Produtos de FIDI.
 

Um dos cursos da Serus Academy é voltado para o ensino de Ultrassonografia Point Of Care para Pronto Atendimento e para as rotinas à beira dos leitos. Neste curso, os alunos desenvolvem suas habilidades na prática em 8 estações com os temas mais prevalentes para identificar de forma mais assertiva o diagnóstico. Luiz Tibana reforça que o foco é apoiar o médico e reduzir o número de exames que são feitos desnecessariamente, viabilizando o diagnóstico precoce e otimizando tratamentos, além de contribuir para a sustentabilidade do setor.

 

A SERUS Academy oferece cursos para médicos e profissionais da saúde, com foco no desenvolvimento de habilidades práticas e na resolução de problemas do setor da saúde. Os cursos, além de suprir eventuais deficiências da formação universitária, ensejam preparar o médico para a carreira médica moderna. O programa, com aulas ministradas virtual e presencialmente, também podem ser contratados no formato in company no Brasil e nos países da América Latina.

 

O corpo docente conta com Dr. Harley de Nicola, professor do Departamento de Radiologia da Unifesp; Dr. Luís Tibana, chefe do Setor de Neurorradiologia Diagnóstica do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Unifesp; Dr. Werlley Januzzi, coordenador de Ensino e preceptor do estágio de Emergências Clínicas do IAMSPE; Dr. Rodrigo Ragazzini, supervisor do Programa de Residência Médica em Radiologia da Unifesp; e Dr. Igor Santos, médico radiologista e superintendente de dados e inovação da FIDI.

 

Mais informações sobre os cursos e inscrições podem ser obtidas no site da SERUS Academy.
 

Sobre a FIDI

Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina -- atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) --, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com 2.065 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 400 médicos, a FIDI está presente em 75 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, e é a maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do SUS, realizando aproximadamente 5 milhões de exames por ano, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X e densitometria óssea.

A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como o sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW).