Implantado há um ano, o programa SantosSus – acolha essa ideia já preparou cerca de 2.500 alunos para atuarem como estagiários na rede pública de saúde. Neste período, foram realizados aproximadamente 70 grupos de formação.

 

O objetivo da iniciativa é capacitar e integrar profissionais, estudantes e voluntários que prestam serviços nas unidades municipais.

 

Responsável pelo projeto, a enfermeira Márcia Frigério, da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que a equipe que coordena o trabalho foi selecionada para apresentar o programa no 32ª Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que ocorrerá na semana que vem, em Rio Claro. O projeto também concorre ao 8º Prêmio David Capistrano. “Gestores de todo o Estado poderão conhecer e implantar ideias como essas em suas cidades. Isso fortalece ainda mais o serviço público”.

 

Para ela, a formação voltada aos estudantes é fundamental para aperfeiçoar o atendimento da rede pública. “Eles adquirem um conhecimento mais próximo de seu convívio. Muitas vezes, na faculdade, eles não conhecem informações técnicas da cidade e região que vão trabalhar”.

 

Na manhã desta quarta-feira (11), uma turma de 40 pessoas participou do mais recente encontro, realizado no Centro Administrativo (Centro). Uma das participantes, a estudante de Medicina Ana Carolina Lemes, disse que a palestra é bem completa. “Foi bom ver que para termos um SUS melhor, todos precisam se envolver. Também percebi que muitas pessoas dizem que não usam o sistema público de saúde, mas não sabem que ele está presente em nossas vidas todos os dias”.

 

A futura enfermeira Adriana de Souza Duarte comentou que este tipo de debate é muito útil para o estudante. “Tudo o que aprendi em sala de aula foi complementado com essas explicações”.

Deixe seu Comentário