Santos viverá uma ‘noite de cinema’ nesta quinta-feira (5), às 19h30, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico), com as estreias das cinco produções vencedoras do “1º Concurso de Apoio a Projetos Culturais de Curtas-Metragens”, realizado pela Secretaria de Cultura (Secult). 
Lançado no final de 2019, o certame recebeu o total de 30 inscrições, dos quais foram selecionados os cinco melhores projetos. Os premiados receberam R$ 60 mil cada para execução de suas produções.
A noite contará com as exibições dos curtas: ‘Fim’, de José Roberto Torero; 'Deus de Areia', de Kauê Nunes; 'Parabéns, Aline', de Fabrício de Lima; 'Se Trans For Mar', de Cibelle Appes; 'Quando as Máquinas Param', de Dino Menezes.   
Todas as produções vencedoras são assinadas por profissionais que moram em Santos ou produtoras e entidades sem fins lucrativos instaladas na Cidade. Ainda como forma de estimular a economia local, 70% das contratações das produções foram feitas com empresas santistas.
“Mais uma vez, a Prefeitura dá a sua colaboração no movimento da cadeia criativa e produtiva de Santos. Todos estamos com uma grande expectativa de participar desta noite de estreias e celebração dos talentos da nossa Cidade”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.    
Desde 2015, Santos é a única nas Américas que possui o selo designado pela Unesco de cidade criativa no segmento cinema.