Oficina da Brinquedoteca na Unaerp Guarujá, que está com inscrições abertas, oferece o contato com o imaginário dos livros infantis
Dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil, uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, considerado um dos precursores da Literatura Infantil brasileira. E sabe-se que ler para uma criança e estimulá-la ao hábito da leitura desde cedo pode desenvolver diversas habilidades e ampliar seus horizontes cognitivos. Dentro dessa visão, o projeto da Oficina de Brinquedoteca do Núcleo de Projetos Sociais da Unaerp Guarujá estimula na garotada da comunidade de Guarujá o contato com os livros infantis, e a iniciativa está com inscrições abertas.
No projeto social, realizado às quartas-feiras por alunas do curso de Pedagogia EAD, as crianças participam de atividades lúdicas e brincadeiras. E a leitura é um dos grandes momentos de interação. Em um espaço especialmente preparado para os pequenos, as monitoras se revelam na contação da história e incentivam as crianças ao ato de folhear os livros, reconhecer as figuras e envolve-las nesse mundo mágico da literatura.
“É através da leitura que a criança vai desenvolver a imaginação, a criatividade e reunir uma bagagem cultural para o resto da vida”, destaca a estudante Claudicélia, da 6ª etapa de Pedagogia EAD. Ela e a aluna Thyesla Watsusy, da 4ª etapa de Pedagogia EAD, são voluntárias do projeto. Para Thyesla, a iniciativa é uma experiência muito benéfica. “Não só estamos transmitindo para as crianças, mas aprendemos muito com elas.”
E as famílias sentem os resultados dessa atividade, como ressalta a dona de casa Joseilda Borges Amarante, mãe da Isabel, uma das crianças do projeto. “Acho muito importante o que a oficina está ensinando. Ela chega em casa demonstrando interesse, mostra o que faz aqui, fala que as tias são ótimas. Só tenho a agradecer à Unaerp pela oportunidade de minha filha estar aqui”.
A Oficina da Brinquedoteca é uma das iniciativas oferecidas pelo Núcleo de projetos Sociais da Unaerp Guarujá, que atende gratuitamente crianças de 5 a 7 anos. “O objetivo desse trabalho é permitir atividades através do brincar, da leitura e do lúdico, para interação social e construção da autonomia, da criatividade e dos processos de aprendizagem”, destaca a supervisora do Núcleo, a psicóloga e professora Fabiana Henriques.
Segundo a coordenadora de Pedagogia EAD, Alessandra Perez, as crianças estão constantemente aprendendo, desde o nascimento, e as experiências que elas têm diariamente ajudam a moldar uma base para seu desenvolvimento nos próximos anos. “Por isso a importância da leitura na primeira infância. Através dela, proporciona-se conhecimento, desenvolve habilidade de linguagem e expõe a criança a um vocabulário diverso, além de contribuir para a concentração e desenvolvimento da imaginação e criatividade”.
Atualmente, o projeto da Oficina de Brinquedoteca conta com vagas em aberto para crianças de 5 a 7 anos. As famílias interessadas podem procurar o Núcleo de Projetos Sociais da Universidade, de segunda à sexta-feira, das 16h30 às 18h. O endereço da Unaerp Guarujá é Av. Dom Pedro I, 3300, Enseada, em Guarujá.