apacitação terá duração de três meses entre aulas teóricas e práticas
A Prefeitura de Guarujá iniciou na última segunda-feira (30), o curso de formação para os guardas civis municipais das cidades de Cubatão e Mairiporã (interior de São Paulo). A aula inaugural aconteceu na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá (Av. D. Pedro I, 3.300. Enseada). Ao todo, são 73 candidatos aprovados em concurso público que passarão por treinamento. A iniciativa foi possível por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre os respectivos municípios.
A cerimônia contou com a presença da prefeita de Guarujá, Adriana Machado. “Estamos felizes com essa parceria, pois demonstra o compromisso das cidades em oferecer à população um serviço qualidade, principalmente na área de segurança. Que os futuros guardas municipais possam aproveitar todo o treinamento e façam a diferença em seus municípios”, afirmou a chefe do Executivo.
Também participaram do evento, o, Átila Gregório (secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá), Ademário da Silva Oliveira (prefeito de Cubatão), Pedro de Sá Filho (secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão), Allan Mathias Barboza de Souza (vereador e presidente da Comissão de Segurança de Cubatão), Wilson Sorriso (vice-prefeito de Mairiporã) e coronel Francisco Wanderley Rohrer (secretário de Segurança Pública de Mairiporã).
Cubatão e Mairiporã
Cubatão vai formar a sua primeira turma de guardas civis municipais e conta com 60 agentes, sendo 54 homens e seis mulheres em formação. Durante o evento, o prefeito da Cidade agradeceu a parceria. “Gratidão é a palavra chave desse evento. Guarujá tem dado exemplo para a Baixada Santista, com o avanço na segurança pública e queremos avançar também. Hoje é um dia histórico para Cubatão que dá um passo importante para uma cidade mais segura”, afirmou Ademário.
Já o secretário de segurança pública de Mariporã, coronel Francisco Wanderley Rohrer destacou a importância da interação entre as guardas civis para o fortalecimento da corporação.
Treinamento
O curso terá duração de três meses, com previsão de encerramento no dia 26 de agosto. As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, na Unaerp – Campus Guarujá.
Os candidatos vão participar de atividades teóricas e práticas que incluem técnicas e procedimentos operacionais, defesa pessoal, aulas de armamento e tiro, filosofia de policiamento comunitário, gestão integrada de segurança pública, atendimento de primeiros socorros, entre outras.
A capacitação será ministrada por instrutores das guardas municipais, servidores das prefeituras envolvidas, policiais civis, policiais militares e advogados.
Para o aluno de Cubatão, Leandro Pereira, 31 anos, já era um desejo antigo ingressar na GCM. “Sempre sonhei fazer parte da GCM, pois acredito que ela é a polícia do futuro, mais próxima da comunidade”, revelou o candidato.
Estrutura
A Guarda Civil Municipal de Guarujá se tornou referência na região e já habilitou agentes da região, entre eles os GCMs de Santos. Atualmente, a corporação conta com 355 agentes e, destes, 240 já estão habilitados para o uso de armamento.
A estrutura da GCM Guarujá possui o Grupamento especializado de Rondas Ostensivas (Romu), Força-Tarefa, Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), Patrulha Maria da Penha, Monitoramento e Análise de Informação e do Trânsito e Transporte.