SANTOS
01/06/2022 08H37
Conhecer como funcionam os principais serviços da Prefeitura de Santos nas áreas da Saúde, Assistência Social e Educação. Este foi o objetivo da roda de conversa voltada para mulheres do Rádio Clube, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher na manhã desta terça-feira (31), no Centro da Juventude (Rádio Clube).
O encontro foi a oportunidade para as usuárias dos serviços esclarecerem dúvidas com os servidores municipais sobre como estão funcionando projetos e serviços no período posterior às restrições da pandemia de covid-19.
Um dos principais alertas dados pelos representantes da Saúde foi referente ao alto índice de absenteísmo (faltas) nas consultas agendadas na Policlínica Rádio Clube, em média de 25%, mas que no setor de ginecologia chega a 35%.
Também foram passadas informações sobre planejamento familiar, orientando as interessadas a procurarem a policlínica do bairro.
Na área de Assistência Social, foi informado que a Prefeitura conta com um abrigo secreto para mulheres vítimas de violência familiar. Este equipamento hoje abriga temporariamente três pessoas de uma família. As servidoras também explicaram que o Centro de Referência à Assistência Social (Cras) não é apenas um espaço para entrega de cestas básicas, mas também de acesso a outros programas sociais.
As servidoras da Educação reforçaram que há 13 unidades em Santos que contam com Educação de Jovens e Adultos (EJA).
VOLUNTÁRIA
Moradora do Rádio Clube há 50 anos, a dona de casa Solange Aparecida Aires de Castro, 59, gostou de ter participado da roda de conversa. "Faço voluntariado desde menina. Já atuei em várias frentes, então é sempre bom ficar antenada sobre os serviços municipais". Ela entende que encontros como o desta terça-feira têm que ser repetidos em outros bairros para que todos conheçam detalhes dos serviços.
"Temos serviços variados nesta região, não somente nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. O objetivo deste evento é mostrar como eles funcionam", comentou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ercilla Maria Vargas Wiggert.