A cidade de Cubatão recebe a exposição itinerante “Poesias Edificadas” com exposição de arte em minério e metal. Estará em cartaz no Centro Multimídia do Parque Anilinas de 1º a 7 de junho das 9h às 18h – Av. Nove de Abril, s/nº. A entrada é gratuita. A exposição conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Turismo e Cultura, e está dentro do escopo de ocupação do Anilinas com atividades cultura, arte e lazer.
“Poesias Edificas” reúne produção artística contemporânea utilizando como matéria prima e suporte, os metais e minerais. Traz à tona a junção entre linguagem poética e o fazer artístico em um constante ritmo de construção. O conjunto exposto compõe o acervo da Casa de Metal e reúne oito obras de diferentes artistas: Anna Menezes, Ateliê Brocca, Fagus, Greta Ateliê, Luiz 83, Marcelo Ruggi – Tché, Marcelo Theodoro e o coletivo Mulheres do Barro. Curadoria de Letícia Sá e Marianne Farah Arnone.
Cubatão é a segunda cidade a receber a itinerância. A exposição já esteve em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Daqui, segue para Minas Gerais, Pernambuco e retorna para a capital paulista. O projeto é realizado pelo Instituto Cultural Quattro e Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura por meio da lei federal e incentivo à Cultura e conta com patrício da Usiminas, Aperam no Brasil, Arcelor Mittal, CBMM, Codeme Engenharia, Gerdau, RHI Magnesita, Ternium, Vale, ABM e Quattro Projetos.
Para além da itinerância, o projeto distribui cartilhas educativas elaboradas especialmente para a exposição, visitas escolares agendadas e o oferecimento de oficinas criativas sobre elaboração de obras de arte e design com metal para alunos da rede pública de ensino. Em Cubatão, a oficina acontece dia 2 de junho, das 13h às 17h, para alunos da UME