Em nota divulgada hoje (30), o Mesc informou que o treinador não participará de qualquer atividade no clube até a conclusão das investigações sobre o caso. “Considerando a gravidade das acusações que recaem sobre o colaborador Fernando de Carvalho Lopes, veiculadas pela mídia na data de ontem, o clube Mesc, por meio de sua administração, resolveu reforçar as cautelas anteriormente adotadas e determinou o afastamento do colaborador em questão de todas suas atividades nas dependências do Clube, até o final da apuração dos fatos pelas autoridades competentes.”
De acordo com a reportagem, Lopes tinha sido afastado da seleção brasileira em 2016 após os pais de um de seus alunos procurarem a polícia para denunciar o técnico, com base no relato do menino, então com 9 anos. A denúncia levou à abertura de uma investigação pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo. Além do caso que deu origem ao inquérito, a reportagem informou ter localizado 39 vítimas de abusos praticados pelo treinador. Entre elas, o ginasta Petrix Barbosa.
Segundo os relatos, o técnico usava sua posição para se aproveitar dos jovens, frequentando o banheiro junto com eles e tocando as partes íntimas dos meninos durante as instruções. Conforme as denúncias, em algumas situações, Lopes chegou a dormir na mesma cama de alguns dos atletas. (ABr)