SANTOS
08/06/2022 07H13
No primeiro dia de aplicação da segunda dose de reforço contra a covid-19 para maiores de 50 anos e trabalhadores da saúde, 4.602 pessoas receberam o imunizante nos postos de vacinação disponíveis em Santos – policlínicas e o Centro Esportivo e Recreativo Rebouças (Ponta da Praia).
Um dos que apareceu logo para se imunizar foi o engenheiro aposentado Arnaldo Alves de Castro, 57 anos. “Contra fatos não há argumentos. Depois da chegada das vacinas a gente viu a diminuição dos casos e de mortes, principalmente. Por isso continuo a me vacinar”, disse ele no Rebouças.
A campanha de vacinação contribuiu para reduzir o número de casos, mas há um alerta no momento para a quantidade de confirmações recentes na Cidade. De acordo com o e-SUS, plataforma do Ministério da Saúde, na primeira semana de maio foram confirmados 243 casos positivos. No mesmo período de junho, 611.
Também em maio, Santos registrou sete mortes por covid-19 entre os moradores.
VACINAÇÃO É NECESSÁRIA
Em Santos, a cobertura vacinal das doses de reforço está abaixo da primeira e segunda dose. Enquanto há 91,9% de pessoas imunizadas com as duas doses iniciais, dentro da população apta a receber o imunizante, apenas 61,4% se vacinaram com o primeiro reforço, e só 56,8% com o segundo.
A enfermeira Adriana Paula Fulgeri Freixo explica a importância de se vacinar com as doses adicionais. “Já foi comprovado cientificamente que as vacinas, com o passar do tempo, diminuem a efetividade. Essas doses são necessárias para aumentar a imunidade”.
O secretário de Saúde, Adriano Catapreta, destaca a rede de atendimento estabelecida para imunizar a população. "Temos 30 postos de vacinação em funcionamento de segunda a sexta-feira, além de alguns locais abertos aos finais de semana em quatro regiões da Cidade. O objetivo é atender todos no local e data que melhor lhes convier".
ONDE SE VACINAR
Além do Complexo Esportivo Rebouças (Praça Eng. José Rebouças s/nº), todas as policlínicas da cidade de Santos vacinam contra a covid-19 (com exceção da unidade Aparecida, onde a sala de vacinas passa por reparos) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os profissionais da saúde que atuam em hospitais (públicos ou particulares) são vacinados no próprio local de trabalho. A lista com os postos de vacinação pode ser conferida aqui (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/veja-onde-se-vacinar-contra-a-covid-19-sarampo-e-gripe-em-santos ).
Aos sábados e domingos, a vacinação vai das 9h às 15h30 em algumas unidades. A programação com os postos é divulgada às sextas-feiras no Santos Portal (www.santos.sp.gov.br).
Além do novo público, maiores de 12 anos com imunossupressão também podem tomar a segunda dose adicional. Para se vacinar com a segunda dose de reforço, é preciso ter cumprido o intervalo mínimo de 122 dias (quatro meses) da dose anterior.
DOCUMENTOS
A vacinação só pode ser realizada diante da apresentação de documento com foto e comprovante de residência em Santos. A partir da segunda dose, é necessário mostrar a carteira de vacinação contra a covid-19.
Os trabalhadores da saúde precisam apresentar documento que comprove vínculo ativo com serviço de saúde ou a carteira do conselho. Os estagiários da área também podem se vacinar perante exibição de declaração do estágio.
Os imunossuprimidos precisam apresentar cópia de laudo ou receita médica que comprove a sua condição.