Cirurgiã-dentista Kátia Onofre Libório dá dicas preciosas de como deixar o rosto sempre bonito

Você já percebeu que quando esfria, a pele fica mais seca e bate aquele desespero: o que fazer pra deixá-la bonita? Calma, pra tudo existe um jeito. Com a mudança de tempo, a hidratação é ainda mais necessária. É preciso beber muita água, além de fazer uso de cremes e produtos apropriados. É como se a pele tivesse com fome e você precisasse alimentá-la.
A Cirurgiã-dentista, especialista em Harmonizaçao Facial, Kátia Onofre Libório explica que o cuidado é acessível a qualquer pessoa. Por muitas vezes, as pessoas as associam os bons tratamentos a produtos caros, porém existem vários tipos e marcas disponíveis no mercado da beleza. E até para quem não pode gastar muito, é possível se manter hidratado com recursos mais simples, como manteiga de karitê e óleo de girassol, por exemplo. Um outro alerta: cuidado com os banhos muito quentes!
“O banho muito quente, por mais aconchegante que seja, pode deixar a pele descascada, queimada e até descamar o couro cabeludo. Uma dica é usar sabonetes específicos para o rosto evitando o uso da água tão quente, sempre dando preferência a água mais fria ou na temperatura ambiente para lavar a região da face”.
Pensando ainda na economia, vale recorrer para as fórmulas caseiras: a mistura de hidratante com óleo de coco pode ser uma boa aliada. Se sentir a pele ressecada ou “com sede”, aumente a quantidade de aplicações.
Com o uso opcional das máscaras, passamos por um choque pós máscara e, por isso, muita gente está ansiosa para poder mostrar o rosto, aumentando ainda mais a procura por tratamentos de beleza.
Durante a pandemia, muitos pacientes procuraram por cirurgias e procedimentos porque o pós-operatório ficava escondido, não mostrando cicatrizes ou hematomas.
Mas esse tira máscara - põe mascara, acaba por irritar a pele, desidratar e até mesmo causar acne e, se a máscara não estiver limpa e higienizada, não adianta passar todos os produtos pois a pele não aguenta. Pode ocasionar manchas e alergia, caso você continue usando a proteção, dê preferência as máscaras de algodão, ou aquelas que não têm o elástico, não marquem, apertem ou deixem marcas.
Após a liberação das máscaras, as pessoas querem ficar ainda mais bonitas, estar em dia com sua beleza de verdade. Assim, muita gente acabou recorrendo a algo que já era conhecido antes da pandemia: a harmonização facial.
Mas o que é harmonização facial?
É um conjunto de procedimentos indicados individualmente para cada rosto, para cada pessoa.
“Nós, cirurgiões-dentistas, temos uma especialidade clínica da nossa profissão que é o curso de harmonização facial com duração de 2 anos, sendo o único profissional da área da saúde do Brasil que tem essa especialização. A harmonização facial nada mais é do que uma gama de procedimentos, várias necessidades que podem ser tratadas com produtos e tratamentos diferentes de acordo com cada caso”, destaca Kátia.
A harmonização facial visa gerenciar o rosto de forma saudável, natural, bonita, próspera e ascendente. Não adianta realizar vários procedimentos ao mesmo tempo e querer tirar o atraso da vida de uma só vez, gastando uma grana alta. Não existe milagre! É necessário o comprometimento do paciente, que também precisa entender que aquilo é um tratamento e que o resultado depende de diversos de fatores.
“Botox é um procedimento, preenchimento é outro, lipo de papada é outro, bioestimulador é outro. A Harmonização facial é o conjunto de todos, realçando o rosto, reesculpindo, dando contornos que foram perdidos ao longo do tempo.  Pode ser utilizado toxina, preenchedor, fios de sustentação, de tração, ultrassom microfocado, laser, ozônio, ativos, dermocosméticos, nutrição ortomolecular, uma gama de coisas, tudo isso faz parte mas o principal é: procure um profissional especialista!”