SANTOS
08/06/2022 07H22
Acarajé na Bahia, pão de queijo em Minas e bolo de rolo em Pernambuco. Agora, é Santos que tem uma delícia gastronômica para chamar de sua. O tradicional pão de cará, que há anos encanta moradores e turistas, se tornou oficialmente patrimônio cultural da Cidade, em evento realizado nesta terça-feira (7), no Salão Nobre do Paço Municipal.
O pãozinho, conhecido pela maciez e sabor inigualável, presente no café das manhã de muitos santistas, já faz parte da identidade do Município. Um dos símbolos da gastronomia santista, o pão de cará deixa muita saudade em moradores que viajam ou se mudam para outras cidades. Recentemente, padarias de São Paulo começaram a fabricar a iguaria, para alegria de muitos santistas que vivem na capital. (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/pao-de-cara-de-santos-ganha-espaco-em-padarias-de-sao-paulo ).
“O cará é mais do que um alimento, ele está incorporado na nossa cultura muito antes da oficialização. É um orgulho para todo o santista dizer que o pão de cará é nosso", disse o prefeito Rogério Santos
AUMENTO NO POTENCIAL DE VENDAS
Para o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos e Região (Sinaspan), Antônio Pires Gomes, o reconhecimento abre diversas possibilidades para os empresários da panificação. “Poderemos explorar o potencial de vendas para o turista, que além de conhecer as praias, o Centro Histórico e demais atrativos, vai poder conhecer um item da culinária que está ligado diretamente à cultura de Santos”.
Durante a sanção da lei, o prefeito sugeriu ao presidente do Sinaspan um concurso envolvendo as padarias locais para descobrir qual o melhor recheio para a iguaria e já apontou o seu favorito. "Amo passar numa padaria e pedir o meu pão de cará na chapa, com um queijo minas quente”.
Mas, independentemente da forma de comer, o vereador Benedito Furtado, autor da lei, destacou a importância da valorização das especificidades da culinária no Município. "O Brasil é um país muito rico, precisamos valorizar as comidas típicas de cada local e o cará se encaixa nesse perfil, como um item tipicamente santista”.