A equipe do programa 'Educação para o Trânsito' da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) estará nas ruas, a partir desta segunda-feira (13), para dar início a uma campanha que pretende esclarecer e conscientizar os motoristas sobre a maneira correta de trafegar pelas rotatórias da Cidade.
Durante um mês, a ação percorrerá os locais com esse tipo de sinalização de trânsito, que tem contribuído de forma decisiva para a redução de acidentes (em média, a queda é de 65%). A campanha ocorrerá todos os dias, das 8h30 às 11h30.
O início da campanha será no cruzamento das ruas Napoleão Laureano e Alfredo Albertini (Marapé). No dia seguinte, terça-feira (14), a ação será no cruzamento das ruas Augusto Paulino e Pará (Campo Grande). Já na véspera do feriado, quarta-feira (15), a campanha de conscientização será no cruzamento das ruas Almeida de Moraes com Júlio Conceição (Vila Mathias).

A CAMPANHA
Além de falar diretamente aos motoristas sobre os procedimentos corretos, os especialistas em educação para o trânsito e operadores de tráfego do programa entregarão aos condutores cartilha explicativa com ilustrações.
A lição número um a ser entendida é que, onde há minirrotatória, não há via preferencial. Outro ponto fundamental é que o condutor precisa observar as placas “Dê a preferência”, que indicam a prioridade de passagem do veículo que já estiver transitando na rotatória.

ORDENAR FLUXO
Sinalização prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a rotatória é indicada para vias com baixa intensidade de tráfego e considerável índice de acidentes, onde não se justifica a implantação de semáforo. Em 2022, Santos passou a contar com mais cinco rotatórias em seus cruzamentos, contabilizando agora 59 no total.

Saiba Mais
Onde há minirrotatória, não há via preferencial;
Ao se aproximar do cruzamento, o motorista deve reduzir a velocidade;
As placas 'Dê a Preferência' indicam que tem prioridade de passagem o veículo que já estiver circulando a rotatória;
Nunca bloqueie um cruzamento com rotatória. Aguarde sua vez.