Em Guarujá, Tirso Meirelles participou do evento nesta quinta-feira (9); Cidade montou projeto inovador ao apostar em cursos de qualificação on-line durante a pandemia de covid-19
Transformar o impossível em oportunidade é a grande lição aprendida com a pandemia mundial de covid-19, segundo o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles. Ele participou do painel Sebrae – Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento, que faz parte da programação da 5ª edição do Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, realizado no Casa Grande Hotel Resort e Spa, em Guarujá.
“É fundamental avaliar a vocação de sua cidade e região, identificar lideranças que possam te apoiar e elaborar um plano de ação a médio e a longo prazos. Inovar sempre fez parte do nosso normal”, explicou Meirelles. Com o tema O Brasil que a Nação Deseja, o encontro tem alcance nacional e é uma realização da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), com apoio de outras entidades municipalistas e da Prefeitura de Guarujá.
O encontro também serve como comprovação da retomada da agenda de eventos de porte, fortalecendo o turismo de negócios, uma das principais vocações econômicas da Cidade.
Exemplo
Guarujá é exemplo dessa realidade mostrada pelo presidente do Sebrae-SP. Durante a crise provocada pela covid-19, com a economia retraída, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) investiu ainda mais na oferta de qualificação profissional gratuita, inovando ao oferecer diversos cursos on-line a fim de combater o desemprego, e manter as medidas de segurança e higiene em tempos de pandemia.
Nos últimos cinco anos, a Cidade já formalizou mais de 16 mil novos Microempreendedores Individuais (MEIs), superando os 13 mil criados entre 2008, ano da criação do programa, e 2016. Só em 2021, foram quatro mil novos MEIs, com uma média de 350 formalizações por mês.
O bom resultado é fruto da política de incentivo ao empreendedorismo como forma de aquecer a economia local, fomentada pela Prefeitura de Guarujá. Desde 2017, é cumprida uma agenda mensal de cursos, sendo que muitos desses foram realizados diversas vezes ao longo deste ano.
Hoje, a Administração Municipal estabelece junto ao Sebrae Baixada Santista o Plano de Desenvolvimento Local, intitulado Desenvolve Guarujá, que consiste no maior programa de capacitação empreendedora da história do Município, somando mais de 2 milhões em investimentos.
Segundo o titular da Sedep, Paulo Cavini, o propósito maior é fazer do empreendedorismo uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social, algo que vai além de investir na capacitação de novos empreendedores, mas ainda criar um ambiente favorável e atrativo para que novas empresas surjam e prosperem.
“Para isso, investimos em políticas públicas permanentes de apoio ao empreendedorismo, como o Sebrae Aqui, agenda de cursos, eventos, programa de crédito e incentivos fiscais. Em uma época com tantos desafios, apostar no empreendedorismo é apostar na capacidade da nossa gente, é construir junto um ciclo virtuoso de renda, emprego e oportunidade pra todos”, explica Cavini.
Serviço - A programação completa e mais informações estão no site www.conexidades.com.br.