NOTÍCIAS
27/05/2018 14H08
A Prefeitura Municipal de Santos informa que, com o desabastecimento de combustíveis e a falta de perspectiva para o reabastecimento dos tanques da Terracom, responsável pela coleta de lixo domiciliar no município, já há reflexos no trabalho realizado pela empresa. Nesta sexta-feira (25), as operações do cata-treco foram interrompidas. A coleta de lixo urbano ocorrerá até sábado (26). Ainda assim, com o combustível que ainda resta nos tanques dos veículos, foi possível realizar coleta de lixo nas ruas nesta sexta (25), e sem a necessidade de escolta da Polícia Militar nem comboio dos caminhões. Durante a tarde, foram 18 veículos, e durante à noite, serão mais 15. O desembarque na área de transbordo, no bairro da Alemoa, ocorreu sem proibição dos caminhoneiros autônomos, em greve desde segunda-feira e que bloqueiam o acesso ao bairro da Alemoa e região portuária. Por enquanto, os serviços de varrição nas ruas e nas praias seguem sendo realizados. No entanto, os sacos de lixo não serão coletados.
Na Saúde, ambulâncias e Samu circulam normalmente, assim como os demais veículos da Secretaria. Há, também, cartões-transporte para fazer o abastecimento nos postos credenciados da cidade que ainda possuem estoque. O reflexo das manifestações é sentido no momento apenas com relação à vacinação contra a gripe, pois há doses em apenas nove das 28 policlínicas: Campo Grande, Caruara, Monte Cabrão, Marapé, Jabaquara, Morro Santa Maria, Vila Progresso, Morro da Penha e Monte Serrat. Nas demais, as doses estão esgotadas. Além disso, também será remarcada a vacinação para acamados, que seria realizada amanhã (26).
Não haverá suspensão das aulas nas escolas municipais e os carros que carregam merenda estão sendo abastecidos também de forma prioritária. A coletiva seletiva, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, segue, por ora, em ritmo normal. A Guarda Municipal segue com viaturas atendendo normalmente e monitorando qualquer situação de emergência ou movimentação dentro da cidade.
No transporte público, será mantida neste sábado (26) a circulação de 70% da frota de ônibus na cidade, também por falta de combustível para os veículos. A redução da frota em 30% visa manter por mais tempo a operação dos ônibus e causar menor prejuízo aos seus usuários.
Sobre a frota da administração municipal, a Prefeitura informa que foi realizado na tarde de hoje, sexta (25), abastecimento apenas para os veículos que atuam em serviços essenciais, na quantidade máxima de 10 litros por carro, e não haverá abastecimento no fim de semana. Em razão da greve, alguns feirantes não estão montando as barracas, porém, as feiras livres de sábado e domingo serão realizadas normalmente. A Prefeitura de Santos tem feito todo o possível para minimizar ao máximo os transtornos para a população nesse momento de crise e de dificuldade para todos.