NOTÍCIAS
23/08/2022 07H23
Nesta quinta-feira (25), a Secretaria de Cultura (Secult) promove a pré-estreia do filme ‘Os Primeiros Soldados’, dirigido por Rodrigo de Oliveira, e que tem no elenco a santista Renata Carvalho e Johnny Massaro. A sessão acontecerá no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico), às 19h30, e depois haverá um bate-papo com a reconhecida atriz sobre o processo do filme, e sua carreira no cinema e teatro. A entrada será um quilo de alimento não perecível e a retirada dos ingressos ocorrerá a partir das 19h, na bilheteria do Teatro Guarany.
‘Primeiros Soldados’ se passa no réveillon da virada de 1983 para 1984, quando um grupo de jovens capixabas homossexuais decide celebrar o ano novo junto, mas sem ter ideia do mal que estava por vir, com o surgimento da Aids. Suzano, que é biólogo, começa a perceber os sinais logo cedo. Com futuro incerto e falta de informação, o biólogo se aproxima de Rose, uma transexual, e do videomaker Humberto, ambos também infectados.
A atriz
Renata Carvalho é atriz, diretora e dramaturga. Nasceu em Santos e iniciou carreira artística no teatro em meados dos anos 1990. É graduada em Ciências Sociais; fundadora do Monart (Movimento Nacional de Artistas Trans) e também do ‘Manifesto Representatividade Trans’.
No teatro atuou em ‘Corpo Sua Autobiografia’; ‘Manifesto Transpofágico’; ‘Domínio Público’; ‘O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu’ (2016); ‘ZONA!’ (2013); ‘Projeto Bispo’; ‘Dentro de Mim Mora Outra’, entre outras montagens.
Teve seu primeiro destaque na TV com a série ‘Pico da Neblina’, onde interpreta a personagem Carmen. No próximo mês, a HBO dará início à segunda temporada da produção. No cinema, além de ‘Primeiros Soldados’ destacou-se em ‘Vento Seco’ e no documentário ‘Quem tem Medo?’.
Documentário
Ainda prestigiando a carreira da atriz santista, o Cine Arte Posto 4 (Orla da Praia do Gonzaga) exibirá neste domingo (28) o documentário ‘Quem Tem Medo?’, dirigido por Henrique Zanoni, Dellani Lima e Ricardo Alves Júnior. A produção narra a ascensão da extrema direita no Brasil, a partir da perspectiva de artistas e suas obras censuradas, e conta com a atriz Renata Carvalho como uma das personagens.
O documentário será exibido em três horários: 16h, 18h30 e 21h, com entrada franca. A retirada de ingressos será realizada meia hora antes de cada sessão.