O 4º Festival da Juventude de Santos contará com o show de 28 grupos musicais, sendo 15 bandas de rock, duas de rap, quatro de pop, três de MPB, duas de gospel, uma de hip hop e uma de funk. Eles prometem animar o público da 22ª edição da Festa Inverno, que ocorrerá entre os dias 29 de junho e 29 de julho na Arena Santos (Av. Rangel Pestana,184, na Vila Mathias).
A ordem de apresentação já foi definida por sorteio em reunião com os músicos, realizada na noite desta quarta-feira (13) na Estação da Cidadania, que também tratou sobre os detalhes do festival. As exibições ocorrerão nos dias 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de julho.
Cada grupo terá dez minutos para se apresentar para um júri com três especialistas, que avaliará afinação, ritmo, interpretação, harmonia, letra, arranjo e melodia. Dez serão classificadas para a final. Depois, as três primeiras colocadas ganharão troféus, terão a gravação de EP da música vencedora e serão convidadas para tocar em eventos da Prefeitura.
Maria Fernanda Beltran dos Santos, de 16 anos, é a vocalista da banda FiveJam. O grupo já está junto há quatro anos, mas é a primeira vez que participa do festival. “Já intensificamos os ensaios e estamos muito ansiosos para mostrar o nosso trabalho. Nós buscamos com esta experiência conhecer o trabalho de outros artistas, aumentar nosso conhecimento como músicos e principalmente nos divertir”.
Já o violonista e vocalista Michael Xavier, que faz parte da dupla Névoa, conta que procurou transmitir, com a música escolhida para concorrer no festival, a dificuldade que os jovens encontram de expressar e definir os seus sentimentos. “Buscamos com esse nosso trabalho incentivar o público a demonstrar o que realmente sente, soltar as suas emoções”.
TALENTOS
Segundo o Coordenador de Políticas para a Infância e Juventude, Wellington Paulo da Silva Araújo, o objetivo do festival é aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar jovens talentos, valorizar artistas, arranjadores e intérpretes santistas de todos os estilos musicais. “Queremos incentivar a prática cultural por meio do protagonismo musical como forma de contribuir para o desenvolvimento dos talentos desses jovens e ajudar na divulgação de seus trabalhos”.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Infância e Juventude, em parceria com as pastas de Cultura e Comunicação.
Datas e bandas
DIA 4/7 (a partir das 19h, com dez minutos para cada uma)
- Cronistas
- Fragmentes
- Cor de Canela
5/7
- Morfina
- Maipo
- Intemporal
- Usrec
11/7
- Cassino Café
- Uelo
- Bordô
12/7
- Aydan
- Beline
- Névoa
- FiveJam
18/7
- Moç
- Bellamy
- Vivos
19/7
- MC Gustavo
- Segredo da Jurema
- Los Volks
- Grupo Musical do Camps
25/7
- Vesúvio
- Bomfim
- Mad Mamba
26/7
- Herdeiros de Maria
- Gypsieside
- Stinger
- Walkman